Economia de combustível da frota: confira 4 melhores dicas

4 minutos para ler

Quando uma empresa possui uma frota de veículos para gerenciar, pequenas economias geram grandes resultados, especialmente quando se trata de combustível. 

Os custos de combustível são, normalmente, a segunda maior despesa — atrás apenas da depreciação do veículo. É claramente importante, para qualquer empresa que administre uma frota de veículos, assegurar que tenham processos robustos no gerenciamento de gastos com combustível.

Os gestores de frotas tendem a buscar uma vasta quantidade de maneiras de economizar no uso de combustível. Hoje em dia, há muitos meios para reduzir tais custos, além de muitas ferramentas disponíveis para gestores e motoristas que ajudam a controlar os custos de combustível. 

Neste post, vamos dar 4 dicas do que os gestores de frotas leves devem fazer para economizar combustível. Acompanhe!

1. Oriente os motoristas adequadamente

O fato é que os motoristas podem impactar diretamente as estratégias de economia de combustível da empresa. Se eles tiverem pleno conhecimento do que é necessário para economizar combustível enquanto estiverem dirigindo, implementarão todas as medidas para garantir que a empresa se beneficie.

A primeira coisa a ser feita é garantir que os motoristas percebam que podem fazer a diferença. É preciso fazer com que eles percebam que economizar combustível pode ajudar a garantir seus empregos, aumentar sua produtividade e tornar o negócio mais lucrativo.

Se eles tiverem pleno conhecimento do que devem fazer, provavelmente estarão mais conscientes de como dirigem e como seus comportamentos podem afetar o consumo de combustível.

Por último, se for levado em consideração o treinamento de qualidade, eles entenderão os benefícios de segurança ao dirigir com mais responsabilidade. Este é um processo que deve ser monitorado ativamente para verificar se está havendo evolução ou se tem sido satisfatório.

2. Realize a manutenção preventiva periodicamente

A manutenção regular, conforme recomendado pelo manual do proprietário, ajudará os seus veículos a obterem a melhor economia de combustível.

Se estiver gerenciando manualmente a manutenção do veículo, considere adotar um processo automatizado para ajudar a evitar a perda de reparos necessários, esquecimento de prazos e utilizar dados em tempo real para agendar a manutenção com eficiência.

Tenha em mente que quanto mais o veículo estiver em condições ruins de condução, mais serviços e manutenções serão necessários. É muito difícil rastrear isso manualmente, tornando mais importante usar esses dados para economizar custos de manutenção e combustível.

3. Controle a velocidade dos veículos

Algo que consome muito combustível é andar em altas velocidades: quanto mais rápido o veículo for, mais combustível ele consumirá. 

Com um bom sistema de rastreamento, é possível acionar um barulho ao motorista e o gestor receber alertas em seu telefone sempre que o motorista estiver em excesso de velocidade — e, após isso, tomar as medidas adequadas. A grande verdade é que o controle de velocidade diminui o consumo de combustível significativamente e é onde há mais gastos invisíveis em uma empresa.

4. Otimize as rotas

Seus funcionários levam os veículos para casa? Eles vão a restaurantes para almoçar, completamente fora do caminho? 

Desvios de rota não autorizados, uso fora do horário comercial ou fora do dia podem ocorrer se você não estiver monitorando sua frota 24 horas por dia, 7 dias por semana. O planejamento de rotas permite reduzir os quilômetros percorridos, resultando em economia de combustível.

Imagine poder executar mais serviços todos os dias, com a mesma quantidade de recursos. A substituição de processos manuais por um sistema automatizado de planejamento de rotas pode equilibrar e otimizar, de forma inteligente, suas rotas diárias — apenas com o clique de um botão.

Agora ficou muito mais fácil economizar combustível da sua frota, não é mesmo? É importante destacar que essa prática de economia de combustível traz muitas vantagens para as finanças da sua empresa. Para isso, lembre-se de que é primordial utilizar uma solução tecnológica, a fim de realizar o controle e a gestão do combustível da sua frotas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de deixar algum comentário? Então, compartilhe conosco abaixo!

Posts relacionados