Gestão

Confira os 6 principais cuidados com cargas refrigeradas

Cuidados com cargas refrigeradas
Movisat
Escrito por Movisat

O transporte de produtos que necessitam refrigeração é realizado por meio de caminhões equipados com esse sistema. As mercadorias requerem muito cuidado durante o transporte, então a condução de cargas refrigeradas são realizadas em caminhões frigoríficos, para garantir a conservação, temperatura ideal, armazenamento e manutenção.

As cargas que necessitam desse sistema para manter a temperatura adequada, geralmente percorrem pequenas distâncias, de forma a não ter a qualidade comprometida. Continue lendo o post e conheça os 6 principais cuidados!

1. Conservação da Mercadoria

Dentre as maiores preocupações estão o manuseio, o acondicionamento, transporte e a embalagem das mercadorias. A embalagem deve ser obrigatoriamente de acordo com o produto e suas condições especiais para transporte, dimensões e natureza.

Se essas questões forem cuidadosamente avaliadas, o índice de perda de produto reduz ao máximo, podendo ser nulo.

2. Transporte correto das cargas refrigeradas

O transporte da carga é a etapa mais vulnerável de toda a mercadoria, devendo estar em sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação. Porém, para realizar esse tipo de serviço, é ideal ter veículos específicos que tenham espaço interno e ofereçam lugar para evitar dano às cargas.

A instalação do sistema de refrigeração deve ser realizado por empresas renomadas e com experiência no mercado. Devem ser tomados alguns cuidados durante o transporte e, para isso, separamos algumas dicas de valor:

  • cabine separada do baú;

  • piso vedado e as paredes lisas;

  • estrados resistentes e impermeáveis;

  • fácil circulação do ar;

  • volumes de carga bem distribuídos;

  • higienização regular;

  • divisão das cargas de maneira que necessitem de uma mesma temperatura de conservação.

3. Processo de refrigeração e congelamento

A refrigeração é a principal ferramenta para combater deterioração dos alimentos, e, quando insuficiente ou desregular, pode causar problemas na qualidade da carga, até mesmo a perda desses produtos.

As técnicas mais eficientes para o armazenamento e conservação de perecíveis são a refrigeração e o congelamento. Então, na hora de adquirir um produto, observe se o alimento está corretamente refrigerado e em boas condições.

4. Logística de cargas refrigeradas e congeladas

Durante as etapas de transporte das cargas congeladas e refrigeradas, deve-se avaliar alguns pontos:

Acondicionamento

Como já foi dito anteriormente neste artigo, o acondicionamento correto é fundamental para preservar os produtos por completo, sendo necessária uma verificação completa desse aspecto.

Veículo de Transporte

Deve estar em dia a revisão dos veículos de transporte, bem como deve ser regular a manutenção e higienização. Veículos e equipamentos com ótimas condições de uso garantem o transporte com eficiência e qualidade de serviço.

Rotas

As rotas devem ser planejadas a minimizar os riscos e as possibilidades de complicações no decorrer do trajeto, garantindo assim a qualidade do serviço e transporte das mercadorias.

5. Tipos de cargas que necessitam refrigeração

O trajeto para esse tipo de carga deve ser bem pequeno para não comprometer a qualidade. Entre as categorias de mercadoria que requerem cuidado estão os perecíveis — frutas, carnes, laticínios, medicamentos etc — e os alimentos congelados em geral.

6. Formas de reduzir o custo operacional

Transportadores não precisam esperar por avanços tecnológicos para diminuir o consumo de combustível, desperdício e outros problemas. Você pode melhorar essa eficiência com a aplicação de algumas ideias:

  1. economize combustível e reduza o desgaste na unidade refrigerando os produtos à sua temperatura ideal antes do carregamento;

  2. minimize aberturas de portas, use sensores de portas eletrônicos e instale cortinas de tiras para reduzir a perda de ar durante a carga e descarga;

  3. aplique técnicas de carregamento inteligente, tais como carregar itens que precisam ser mantidos refrigerados com menores temperaturas na parte da frente do caminhão ou carreta e os primeiros itens a serem descarregados perto da parte traseira;

  4. use um sensor de temperatura que se conecta com o rastreador, medindo a temperatura durante todo o transporte em tempo real, notificando os gestores se a temperatura sair do padrão desejado, e gerando relatórios para acompanhar o desempenho do transporte refrigerado.

O monitoramento sobre o produto transportado acarreta boas soluções, em caso de algo não estar resignado com a programação inicial. Evitando, rapidamente, desperdício, diminuindo custos e melhorando o lucro.

Gostou de aprender como transportar cargas refrigeradas? Participe da conversa: deixe um comentário sobre o assunto!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This