Transporte de cargas refrigeradas: conheça os cuidados!

Confira os 6 principais cuidados com cargas refrigeradas

7 minutos para ler

Os transportes de cargas refrigeradas necessitam ser conduzidas por meio de caminhões equipados com esse sistema. Isso porque as mercadorias requerem muito cuidado durante o transporte em caminhões frigoríficos, para garantir a conservação, temperatura ideal, armazenamento e manutenção.

As cargas que necessitam desse sistema para manter a temperatura adequada, geralmente, percorrem pequenas distâncias, de forma a não ter a qualidade comprometida. Para entender um pouco mais sobre esse assunto, continue a leitura do post e conheça os 6 principais cuidados, além dos desafios para manter a qualidade da mercadoria transportada.

Como funciona o transporte de carga refrigerada?

No transporte de cargas refrigeradas, é preciso que os produtos tenham condições climáticas estabelecidas, pois, caso contrário, pode haver prejuízos tanto para o cliente quanto para a empresa.

Dessa forma, para realizar a locomoção da mercadoria, o veículo deve ser refrigerado conforme a especificidade de cada produto. O ideal é que a carga perecível, como carnes, laticínios, medicamentos, entre outros, não sejam transportados para longas distâncias, a fim de garantir a qualidade na entrega ao seu destino.

Como são os principais desafios para fazer o transporte desse tipo de carga?

Para a continuidade da vida social e econômica no país, o transporte de carga é uma condição extremamente necessária. No entanto, há alguns desafios enfrentados por esse sistema logístico.

Entre os principais, estão as estradas do Brasil, uma vez que o transporte rodoviário é dominante nesse segmento, pois falta infraestrutura adequada. Assim, dos 1,7 milhão de quilômetros existentes, apenas 12 % são pavimentados, o que cria a necessidade de obter uma melhor rota para evitar desgastes e tempo de viagem.

Outro desafio encontrado está relacionado com a falta de segurança nas estradas, tendo como risco o roubo de cargas. Esse cenário traz prejuízos para os fabricantes e consumidores, que precisam superar a perda do patrimônio.

Além desses desafios, há adversidades que podem ser encontradas com o transporte de carga refrigerada, tais como:

  • custos com pagamentos de impostos;
  • pouca diversificação dos modais de transporte;
  • aumento da concorrência.

Quais os 6 cuidados com o transporte de cargas refrigeradas?

1. Conservação da mercadoria

Entre as maiores preocupações, estão o manuseio, o acondicionamento, transporte e a embalagem das mercadorias. A embalagem deve ser obrigatoriamente de acordo com o produto e suas condições especiais para transporte, dimensões e natureza.

Se essas questões forem cuidadosamente avaliadas, o índice de perda de produto reduz ao máximo, podendo ser nulo.

2. Transporte correto das cargas refrigeradas

Os transportes de cargas refrigeradas é a etapa mais vulnerável de toda a mercadoria, devendo estar em sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação. Porém, para realizar esse tipo de serviço, é ideal ter veículos específicos que tenham espaço interno e ofereçam lugar para evitar dano às cargas.

A instalação do sistema de refrigeração deve ser realizada por empresas renomadas e com experiência no mercado. Devem ser tomados alguns cuidados durante o transporte e, para isso, separamos algumas dicas de valor:

  • cabine separada do baú;
  • piso vedado e as paredes lisas;
  • estrados resistentes e impermeáveis;
  • fácil circulação do ar;
  • volumes de carga bem distribuídos;
  • higienização regular;
  • divisão das cargas de maneira que necessitem de uma mesma temperatura de conservação.

3. Processo de refrigeração e congelamento

A refrigeração é a principal ferramenta para combater deterioração dos alimentos, e, quando insuficiente ou desregular, pode causar problemas na qualidade da carga, até mesmo a perda desses produtos.

As técnicas mais eficientes para o armazenamento e conservação de perecíveis são a refrigeração e o congelamento. Então, na hora de adquirir um produto, observe se o alimento está corretamente refrigerado e em boas condições.

4. Logística de cargas refrigeradas e congeladas

Durante as etapas de transporte das cargas congeladas e refrigeradas, devem-se avaliar alguns pontos.

Acondicionamento

Como falamos, o acondicionamento correto é fundamental para preservar os produtos, sendo necessária uma verificação completa desse aspecto.

Veículo de Transporte

Deve estar em dia a revisão dos veículos de transporte, bem como deve ser regular a manutenção e higienização. Veículos e equipamentos com ótimas condições de uso garantem o transporte com eficiência e qualidade de serviço.

Rotas

As rotas devem ser planejadas para minimizar os riscos e as possibilidades de complicações no decorrer do trajeto, garantindo, assim, a qualidade do serviço e transporte das mercadorias.

5. Tipos de cargas que necessitam de refrigeração

O trajeto para esse tipo de carga deve ser bem pequeno para não comprometer a qualidade. Entre as categorias de mercadoria que requerem cuidados, estão os perecíveis — frutas, carnes, laticínios, medicamentos, etc. — e os alimentos congelados em geral.

6. Formas de reduzir o custo operacional

Transportadores não precisam esperar avanços tecnológicos para diminuir o consumo de combustível, desperdício e outros problemas. Você pode melhorar essa eficiência com a aplicação de algumas ideias:

  • economize combustível e reduza o desgaste na unidade refrigerando os produtos à sua temperatura ideal antes do carregamento;
  • minimize aberturas de portas, use sensores de portas eletrônicas e instale cortinas de tiras para reduzir a perda de ar durante a carga e descarga;
  • aplique técnicas de carregamento inteligente, tais como carregar itens que precisam ser mantidos refrigerados com menores temperaturas na parte da frente do caminhão ou carreta e os primeiros itens a serem descarregados perto da parte traseira;
  • use um sensor de temperatura que se conecta com o rastreador, medindo a temperatura durante todo o transporte em tempo real, notificando os gestores se a temperatura sair do padrão desejado e gerando relatórios para acompanhar o desempenho do transporte refrigerado.

O monitoramento do produto transportado acarreta boas soluções, em caso de algo não estar conforme o designado pela programação inicial. Assim, evita-se, rapidamente, o desperdício e diminuem-se os custos, melhorando o lucro.

Como contar com a tecnologia certa pode ajudar no transporte?

O uso da tecnologia contribui diretamente para o mercado de transporte de cargas refrigeradas, garantindo o controle da temperatura durante o transporte até o seu destino, proporcionando um serviço adequado e evitando irregularidades.

Isso acontece por meio de softwares e aplicativos especialmente desenvolvidos para serem utilizados nesse tipo de veículo. Assim, as informações são coletadas e, se a temperatura estiver fora do padrão, há emissão de alertas, permitindo fazer as devidas correções sem causar prejuízos à mercadoria.

Além disso, o sistema possibilita uma análise operacional diária, semanal e mensal e o registro das temperaturas pelo período que se estabelecer. Esse histórico pode ser disponibilizado via internet para consultas dos seguintes dados:

  • localização real do veículo;
  • controle de umidade do ar;
  • relatório de horímetro e hodômetro;
  • análise gráfica das temperaturas.

Como manter a qualidade da mercadoria transportada?

Para não comprometer a qualidade do produto, é essencial optar por trajetos menores. Além disso, é importante se atentar para a conservação da mercadoria, tendo em todas as etapas refrigeração adequada, desde a produção até a distribuição final.

No entanto, vale lembrar que a refrigeração inicial do produto é de obrigação da transportadora que vai realizar a locomoção da carga, uma vez que a mercadoria deve vir com a temperatura adequada desde o seu local de origem.

Assim, para manter a qualidade no transporte de cargas refrigeradas, é preciso que o veículo apropriado mantenha a temperatura ideal, de acordo com o estabelecido pela Norma NBR 14701, a fim de conservar as características e propriedades dos produtos até o local de destino.

Agora você compreende melhor por que o transporte de cargas refrigeradas é tão importante. Neste artigo, também aprendeu dicas essenciais para alcançar a qualidade em todo esse processo logístico.

Gostou desse conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais postagens acerca transporte de cargas, gestão de logística e assuntos correlatos!

Posts relacionados

Um comentário em “Confira os 6 principais cuidados com cargas refrigeradas

  1. Boa tarde!

    Gostaria de saber como é feito o transbordo de cargas refrigerada ?

    Ex: Quando é necessário realizar um transbordo, qual o tempo máximo para realizar ?, qual à temperatura que a mercadoria deve estar ?

Deixe um comentário