Como evitar a fadiga e sono ao volante? Saiba

3 minutos para ler

Evitar a fadiga e sono ao volante é um cuidado fundamental. Trata-se de um problema que afeta diversos motoristas, no qual ocorre a falta de energia física e mental, prejudicando a coordenação e afetando o julgamento de tempo e espaço, entre outros problemas.

Isso pode fazer com que o motorista durma ao volante e cause acidentes que podem danificar a carga, ferir o profissional e, até mesmo, levar à morte.

Entre as principais causas que levam a essa condição, está a quantidade de horas na estrada, a falta de sono adequado, as refeições pesadas, o uso de medicamentos e a condução noturna sem o correto preparo.

Quer entender mais sobre o assunto e conhecer as melhores formas de evitar que isso ocorra? Então, continue a sua leitura!

Evite viagens muito longas

Os percursos muito distantes exigem um bom planejamento e momento de descanso, com a finalidade de evitar acidentes. Além disso, é necessário que a gestão de frotas aponte onde o motorista possa pernoitar.

Dependendo da quantidade de horas, uma alternativa é contar com mais de um condutor para que a jornada possa ser dividida.

Escolha o melhor horário para viajar

Sempre que possível, evite que o motorista dirija em horários nos quais sente mais sono — por exemplo, no fim da noite, depois do almoço etc.

O ideal, portanto, é viajar na parte da manhã ou algumas horas após o almoço. Caso contrário, o condutor deverá estar atento ao trânsito e aplicar cuidados redobrados.

Cuide do descanso

O condutor precisa ter uma boa noite de sono, com as horas adequadas antes de pegar a estrada. Isso vai assegurar que ele esteja mais ágil, alerta e com o preparo mental e físico para agir adequadamente perante qualquer eventualidade.

Programe paradas

Quando o motorista sente que não teve o descanso suficiente antes de pegar a estrada, o ideal é que seja orientado a fazer algumas paradas.

Outra questão é que a Lei do Caminhoneiro (13.103/15), garante uma jornada de trabalho com pausas para descanso. Por meio dessa norma, os condutores podem trabalhar até oito horas diárias, podendo fazer até quatro horas extras. Contudo, a cada seis horas, devem fazer uma pausa de 30 minutos.

Cuide da alimentação

O jejum ou as alimentações mais pesadas podem deixar o motorista mais sonolento. Sendo assim, o ideal é ter sempre lanches nutritivos e de rápida digestão, como frutas e castanhas, bem como se alimentar com alimentos leves durante as paradas.

Beba água

As propriedade naturais da água vão contribuir para que o motorista esteja hidratado e esperto durante a viagem.

Ela realiza a entrega de oxigênio ao cérebro, fundamental para que o órgão atue em sua capacidade máxima, propiciando clareza mental e os alertas necessário para que o motorista consiga conduzir o veículo com segurança.

Agora que você já sabe o que fazer para evitar a fadiga e sono ao volante, outra dica é contar com um sistema que ajude no controle da frota e de seus motoristas, oferecendo tecnologias como a telemetria, ideal para mensurar o comportamento na direção, além de câmera interna, sensor de fadiga com avisos sonoros, escuta veicular etc.

Quer conhecer as soluções oferecidas pela Movisat? Então, entre em contato agora mesmo!

Posts relacionados