O que é aceleração brusca e como evitá-la? Saiba aqui!

3 minutos para ler

A aceleração violenta pode danificar o veículo, colocar vidas em risco e trazer prejuízos com manutenção e multas.

Neste artigo, você conseguirá compreender a contextualização de aceleração brusca, com os seus riscos na prática desse mau hábito e o que os motoristas não atentam para evitá-lo.

Continue a leitura para conhecer dicas de como fazer para evitar esse hábito que não traz vantagens nenhuma e, ainda, melhorar a educação no trânsito. Boa leitura!

O que é aceleração brusca e de que forma acontece?

Lembramos que a aceleração é a interação entre o ar e o combustível que gera a combustão, produzindo a energia necessária para que o veículo se locomova.

A aceleração brusca é um hábito utilizado por motoristas no momento em que aceleram o veículo com violência, quando estão com pressa ou irritados, pisando fundo no acelerador, sem nenhuma probabilidade de que consigam chegar ao seu destino com mais rapidez.

Quais são os riscos dessa prática para que você consiga evitá-los?

Com esse tipo de aceleração, você poderá acarretar muitos problemas para o seu veículo, além de danificar outros componentes importantes. A seguir, listamos alguns dos riscos que trazem prejuízos, a saber:

  • aumento do consumo de combustível por conta da maior combustão realizada em altas rotações, menos eficiente e com queima desnecessária;
  • danos no motor que comprometem a sua vida útil encurtada, com a elevação da temperatura e a danificando várias peças;
  • desgaste dos amortecedores na aceleração brusca que impulsiona o veículo para frente, embora o peso se concentre na parte de trás;
  • danos aos pneus com maiores desgastes na mudança frequente de aceleração, por meio do impacto do atrito com o solo.

Que dicas devo seguir para evitar a aceleração brusca?

Até este momento, percebemos que a aceleração brusca não traz nenhum benefício para o seu veículo, podendo causar danos na sua frota, além de outros custos, como com o pagamento de multas.

Nesse sentido, damos algumas dicas para você economizar combustível e reduzir os custos com demais desgastes:

  • faça um bom planejamento das rotas, considerando o trânsito e a condição das pistas;
  • mantenha os pneus calibrados para não ter uma vida útil minimizada nem afete o desempenho do veículo;
  • saiba a hora certa para trocar as marchas, evitando risco ao condutor e maior consumo de combustível;
  • mantenha as revisões preventivas para melhorar o desempenho, evitando outros gastos.

Neste post, você viu que maus hábitos na condução dos veículos, como o de aceleração brusca, não trazem nenhum ponto positivo para o condutor. Além de tudo, coloca a vida no trânsito em risco, bem como acarreta o pagamento de gastos desnecessários com multas e manutenções corretivas.

Somos especialistas em rastreamento e gestão de frotas, oferecendo os melhores conteúdos para a sua frota desempenhar um bom trabalho na sua empresa. Consulte as nossas ferramentas disponíveis que oferecem muitos benefícios, com diversas finalidades.

Se você achou este conteúdo relevante, assine a nossa newsletter para saber sobre os assuntos que compartilhamos por lá, como sobre manutenção preventiva, transporte sustentável da frota, cálculo de combustível, dentre muitos outros.

Posts relacionados