Como fazer o cálculo de combustível na frota? Saiba

3 minutos para ler

Neste artigo, abordaremos como efetuar o cálculo de combustível e a importância desse controle. Afinal, uma gestão inadequada desse aspecto poderá impactar negativamente o seu negócio.

Você perceberá, também, quais são as desvantagens da falta de planejamento com esse gasto no seu orçamento, bem como algumas boas dicas para efetuar o cálculo de combustível da melhor forma possível. Além disso, verá como é bom contar com o auxílio da tecnologia a favor da redução de custos.

Quer saber mais sobre a temática e economizar no seu consumo de combustível? Continue a leitura e saiba mais!

Por que é importante fazer o cálculo de combustível?

Todos os gestores de frota sabem o quanto é importante manter os critérios para efetuar uma relação saudável entre quilômetros rodados por litro de combustível consumido. No planejamento financeiro mensal, quanto menos combustível for consumido, menor será também o custo da operação de toda a sua frota.

Assim, o monitoramento da gestão da frota deve ser uma rotina em toda a operação, para que haja eficácia no consumo, sem maiores prejuízos. Ou seja, é vital para as empresas transportadoras a realização do cálculo do combustível, de forma que se tenha a previsão do gasto com o abastecimento da frota. Com isso, é possível fazer uma boa economia, evitando gastos desnecessários.

Como fazer o cálculo do combustível?

Para que o cálculo do combustível seja realizado da melhor forma possível, é preciso considerar as distâncias dos deslocamentos do veículo, deve-se atentar para o trajeto a ser realizado por conta das más condições das rodovias.

A fórmula mais tradicional para efetuar o cálculo do combustível dividirá o número de quilômetro rodados pela quantidade de litros gastos. Para efetuar corretamente este cálculo, veja algumas dicas:

  • complete o tanque e anote a quantidade de litros abastecidos;
  • anote a quilometragem no abastecimento efetuado;
  • use o veículo normalmente, até a redução da quantidade abastecida de combustível;
  • anote a quilometragem atual quando for reabastecer o veículo.

Como a tecnologia pode auxiliar na previsão de custos no consumo de combustível?

Em alguns casos, a falta de preparo técnico ou de uma boa orientação dada aos condutores de veículos da sua frota poderá causar um maior consumo de combustível. Isso por conta da prática de maus hábitos que vão impactar diretamente os custos com esse consumo desnecessário, relacionado também ao mau desempenho do veículo.

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada na gestão de frotas, para o acompanhamento mais próximo do bom desempenho dos veículos com maior precisão, por meio da utilização de telemetria veicular ou com o uso de softwares específicos para tal fim no gerenciamento de consumo.

Vimos, neste, artigo a diferença para a gestão de frota por causa do bom monitoramento do consumo de combustível, para que o seu orçamento financeiro se mantenha estável.

Quer saber mais sobre os recursos tecnológicos que vão ajudar em sua gestão de frotas e na economia de combustível? Entre em contato com a Movisat e conheça nossas soluções!

Posts relacionados