O que fazer em caso de uso indevido do veículo? Saiba

3 minutos para ler

O uso indevido do veículo em uma frota corporativa é caracterizado quando o motorista da empresa não cumpre as regras definidas pela gestão. Muitas vezes, esse fato acontece devido à falta de monitoramento eficiente das atividades desenvolvidas.

Isso possibilita a prática de condutas que influenciam diretamente a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar como identificar o uso indevido de veículo e o que fazer para evitá-lo. Então, continue a sua leitura!

A direção do condutor não é defensiva

Caso a direção do motorista não esteja de acordo com as normas de trânsito e, com isso, provoque insegurança, riscos frequentes e excesso de infrações, a chance de estar ocorrendo o uso indevido do veículo é alta.

Nesse tipo de situação, é necessário o emprego da direção defensiva, que é um hábito de dirigir em conformidade com as regras previstas na lei de trânsito, que permite o reconhecimento antecipado de situações de perigo, evitando problemas.

Os serviços estão atrasados

Se as operações não estiverem sendo executadas nos períodos estabelecidos, gerando o atraso de entregas e demais serviços, também pode ser o uso indevido do veículo. Isso pode, também, indicar a prática de ociosidade, em que o motorista não cumpre o horário programado.

Nessa situação, o mais adequado é advertir o condutor, com a finalidade de alinhar as atividades desenvolvidas por ele à política de frotas da empresa.

Os motoristas utilizam o veículo para fins pessoais

Outro sinal é o uso do veículo corporativo para a realização de tarefas particulares, inclusive, parados em suas próprias residências no decorrer do expediente. Em muitos casos, o gestor nem sabe que isso está acontecendo, levando em conta que não está no controle das atividades de campo.

Para detectar essa ação, o ideal é monitorar os processos de maneira integral e em tempo real. O uso de um sistema de rastreamento veicular poderá ajudar nessa tarefa. Por meio de um monitoramento efetivo propiciado por um rastreador veicular, é possível analisar aspectos importantes.

Entre eles, jornada do motorista, rotas realizadas, tempo de paradas e demais fatores que vão colaborar para a elaboração das estratégias ideais para o alcance de melhores resultados.

Os gastos das operações são elevados

Quando o uso indevido de veículo está ocorrendo na empresa, os custos com manutenção, combustível, pagamento de multas e demais são bem elevados, se comparados ao que deveria ser.

Dessa forma, caso perceba que a situação financeira do negócio está sendo afetada devido a esses gastos, entenda que pode ser um impacto originário das condutas dos motoristas. Por exemplo, desvio das rotas preestabelecidas, direção imprudente e demais.

Conseguiu entender o que é o uso indevido de veículo e o que pode indicar que essa prática está acontecendo na empresa? Ao identificar alguns desses problemas, além de advertir o condutor e alinhar a sua ação no trânsito com as políticas da empresa, você também pode contar com o auxílio da tecnologia.

Este artigo foi importante para esclarecer suas dúvidas? Então, assine nossa newsletter e receba novidades sobre gestão de frotas em seu e-mail!

Posts relacionados