Como adotar o transporte sustentável na frota? Confira

3 minutos para ler

Transporte sustentável nada mais é do que o uso de meios alternativos de locomoção que não prejudicam o meio ambiente. Ele acontece com a utilização de estratégias para diminuir o impacto ambiental causado pelos meios de transporte.

O objetivo é reduzir a poluição, o ruído nas cidades e trazer economia às empresas e aos usuários. Assim, incentivar o uso de patinetes elétricos, bicicletas, carros elétricos, transporte público e ter uma boa logística de frota são formas de garantir um transporte sustentável e a possibilidade de ir e vir sem prejudicar o meio ambiente.

Neste artigo, vamos explicar a importância do transporte sustentável e como colocá-lo em prática na sua frota. Confira mais sobre esse tema!

Entenda a importância do transporte sustentável

Adotar medidas sustentáveis no dia a dia traz diversos benefícios para o meio ambiente. Implementar essas medidas em uma frota de veículos é fundamental para a gestão do negócio, pois possibilita economia nas rotas, além de outros benefícios. Confira agora algumas dicas para ter um transporte sustentável!

Faça roteiros otimizados

Procure horários com menor intensidade no trânsito, evitando engarrafamentos. Faça trajetos menores, planeje a logística das suas rotas e aproveite as viagens o máximo possível. Assim, se é necessário fazer uma entrega em um lugar, verifique se não existem outras entregas nas proximidades que já poderiam ser encaixadas no mesmo trajeto. 

Com um bom gerenciamento logístico, é possível otimizar as viagens, trazendo um melhor custo-benefício, economia, redução da emissão de gases poluentes e menos desperdício de tempo.

Realize manutenções preventivas

Gerenciar a sua frota com um planejamento de manutenções preventivas é essencial para o seu negócio. Além de prevenir acidentes, protegendo a vida, e evitar que vários veículos sofram danos ao mesmo tempo, essa prática garante que seus veículos estejam sempre em plenas condições, reduzindo os impactos ambientais.

A manutenção preventiva contribui para a redução da poluição, diminui o consumo de combustível e evita o descarte de peças, além de trazer outros benefícios.

Respeite a capacidade de carga dos veículos

Elevar a carga além da capacidade diminui o desempenho dos veículos, pois contribui para o aumento de consumo de combustível, a instabilidade do veículo e o desgaste dos pneus, além de colaborar com o aparecimento ou o aumento de danos nas estradas. 

Portanto, aquilo que parece ser uma economia por não necessitar de um veículo maior ou de duas viagens, será prejudicial à sua frota de veículos, aumentará os gastos com manutenções posteriores, trará um maior consumo de combustível e será muito mais prejudicial ao meio ambiente.

Neste artigo, abordamos a importância de um transporte sustentável e como aplicá-lo em sua frota de veículos. É essencial um bom gerenciamento logístico para priorizar a sustentabilidade e trazer economia ao negócio. A Movisat é uma empresa de gestão de frotas e equipes externas que pode colaborar com o gerenciamento da sua frota, pois utiliza a tecnologia para automatizar processos e a obtenção de dados precisos para as tomadas de decisões.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar outras publicações, curta nossa página no Facebook!

Posts relacionados