4 práticas para criar um plano de manutenção de frota eficiente

3 minutos para ler

Uma das maiores causas de acidentes de trânsito é a falta de planejamento no cuidado com os veículos. Um plano de manutenção de frota ajuda a evitar prejuízos financeiros e outros problemas envolvendo seus colaboradores, sendo útil para a empresa em diversos aspectos. 

Esse plano é um documento que organiza e registra todas as atividades de manutenção dos veículos e maquinários. Para isso, ele usa checklists, frequência de reparos, peças e materiais necessários, agendamento de revisões preventivas, orçamento, sendo de suma importância para o bom funcionamento da frota.

Neste artigo, trazemos 4 dicas para ter um plano de manutenção de frota eficiente. Confira!

4 práticas necessárias para um bom plano de manutenção de frota

Para prevenir falhas mecânicas e ter um bom funcionamento da sua empresa, é preciso planejamento. Veja, a seguir, algumas dicas práticas para sua criação!

1. Identifique a situação atual de cada veículo

Este deve ser seu ponto de partida. Faça um levantamento a respeito de cada veículo, tomando nota da quilometragem rodada, histórico de manutenções e tempo de uso. 

Reserve um espaço para verificar com os motoristas suas observações. Eles são os primeiros a notar qualquer barulho diferente e isso o ajudará a identificar pequenas falhas. É importante criar um relatório geral detalhado a respeito de toda a frota da empresa. 

2. Crie um cronograma de manutenção

Adotar revisões periódicas por meio de um cronograma de manutenção evitará o aparecimento de problemas nos veículos ou maquinários e, consequentemente, evitará o caos de todos estragarem ao mesmo tempo. 

Pequenos consertos em peças já desgastadas prolongarão o tempo de uso dos bens. A grande vantagem desse documento é o planejamento dessas revisões preventivas de forma alternada entre os veículos e maquinários. Vale organizar esse processo com um checklist que considera o tempo de vida útil das peças, seguindo as recomendações de troca para evitar grandes reparos.

3. Defina um orçamento de manutenção

Crie um orçamento específico para as revisões preventivas. Considere as necessidades mais comuns com os veículos e defina de modo estratégico o quanto poderá gastar com isso. É importante colocar um orçamento possível de ser executado. Caso esteja difícil reservar um valor para prevenir problemas, faça uma análise de impacto para ter ideia de sua real economia ao final.

4. Monitore os resultados

Defina métricas e avalie os resultados de seu plano de manutenção de frota. Verifique se as manutenções estão de acordo com o planejamento e identifique os pontos que precisam ser melhorados.

O ideal é que seu plano gere mais economia ao seu negócio. Caso este não seja o resultado, corrija os erros encontrados. Acompanhe também a gestão da sua frota e troque aqueles veículos e maquinários que só vêm dando prejuízos por seu tempo de uso e desgaste.

Neste artigo, explicamos o que é o plano de manutenção de frota, sua importância, e seus benefícios, pois traz mais segurança nas operações, redução de custos, prevenção de acidentes, aumento da vida útil dos veículos e evita gastos com estragos repentinos. Dessa maneira, é possível garantir o pleno funcionamento do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir com a sua empresa!

Posts relacionados