Quais as diferenças entre a manutenção corretiva, preventiva e preditiva?

4 minutos para ler

Um dos pontos mais importantes e, ao mesmo tempo, críticos de uma gestão de frotas é cuidar das manutenções. Afinal, quando há problemas nessa questão, pode-se gerar uma série de prejuízos a curto, médio e longo prazo que prejudicam o dia a dia da organização.

Por exemplo, um caminhão que tenha problemas nos freios pode, na melhor das hipóteses, gerar um atraso nas entregas, justamente, porque o motorista precisará encaminhar o veículo para o conserto. Já no pior cenário, pode ocorrer um grave acidente, colocando em risco a segurança do motorista, da carga e do veículo.

Por isso, é importante conhecer a manutenção corretiva, preventiva e preditiva e saber quando aplicar cada uma delas. Vamos falar mais sobre o assunto, neste artigo. Boa leitura!

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva tem por objetivo consertar problemas que estejam se apresentando de imediato nos veículos e, assim, resolver um defeito. Por exemplo, se os freios apresentam falhas, significa que é o momento de realizar a manutenção corretiva.

Ela não é programada, ou seja, ocorre quando alguma situação se apresenta, de fato. Normalmente, são manutenções de altos custos, porque não há alternativas além de solucionar o problema de imediato, o que pode prejudicar prazos de entrega e lucratividade.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva tem um papel importante para prevenir problemas e, na gestão de frotas, isso é fundamental para o dia a dia. A ideia é realizar as intervenções antes que algo apareça, evitando quebras e prejuízos.

No caso da gestão de frotas, por exemplo, pode ser feita a reposição de lubrificantes para evitar o desgaste de peças a longo prazo. Nesse caso, se não fosse feita a troca, isso poderia gerar quebras durante a viagem e prejudicar a ação do motorista.

As manutenções preventivas podem ser programadas e, portanto, é possível realizar análises de orçamento para encontrar os melhores fornecedores de insumos e profissionais para realizar as operações de manutenção.

Por exemplo, você pode definir que, em determinados meses ou a cada quilometragem, seja feito o alinhamento e balanceamento. Assim, é definida uma métrica para o periodismo da manutenção.

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é semelhante à preventiva, ou seja, ela não espera acontecer um problema para ser colocada em prática. Contudo, na preditiva, há uma certa periodicidade para a execução.

Neste caso, diferentemente da preventiva, ela é feita por meio de investigação prévia. Assim, ele pode antecipar ou adiantar manutenções que seriam feitas em outro tempo caso optasse pela manutenção preventiva.

Por exemplo, na análise, pode-se verificar que, em determinado momento, há uma redução no volume de lubrificante e, assim, antecipar a manutenção que seria feita na análise preventiva.

Quais as principais diferenças entre eles?

Se não ficou claro ainda quais são as principais diferenças entre eles, a essência está no objetivo de cada uma delas. Assim, temos:

  • corretiva: pretende consertar algo;
  • preventiva: para prevenir que um problema aconteça, periodicamente;
  • preditiva: o objetivo é prevenir que um problema aconteça, quando é possível encontrar os primeiros sintomas da questão.

Assim, você pode ver que as três devem ser aplicadas de forma combinada. Com estratégias eficientes, é possível adotar manutenções corretivas, preditivas e preventivas no dia a dia e, assim, ter melhores resultados na sua gestão de frotas.

Quer saber mais sobre o assunto? Curta nossa página no Facebook e não perca nossas dicas imperdíveis no seu feed.

Posts relacionados