Alinhamento e balanceamento para caminhão: por que fazer?

4 minutos para ler

Os cuidados preventivos com o caminhão são necessários para manter a frota funcionando adequadamente. Dessa forma, é possível garantir maior vida útil e menor necessidade de manutenções corretivas no dia a dia (que tendem a ser mais custosas).

Um dos pontos é, justamente, realizar o alinhamento e balanceamento para caminhão. Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar por que essa prática é tão importante, além de tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Boa leitura!

O que é alinhamento de caminhão?

O alinhamento é um procedimento que auxilia a ajustar o ângulo dos pneus em relação ao volante. Quando um caminhão está desalinhado, ele tende a puxar para um lado ou outro.

Isso torna a sua direção mais desgastante, pois você terá que fazer um maior esforço para deixar o veículo alinhado. Buracos e irregularidades no asfalto são alguns dos pontos que podem prejudicar o alinhamento dos pneus.

O que é balanceamento de caminhão?

O balanceamento, em contrapartida, é uma forma de garantir maior estabilidade para a condução. Quando um caminhão está desbalanceado, o volante tende a trepidar mais, principalmente, quando ele atinge velocidades mais altas.

Isso não reflete apenas no volante, mas também no piso do carro e nos pneus. Portanto, pode prejudicar, até mesmo, a resposta do veículo diante dos estímulos.

Quais são os benefícios de cada uma dessas práticas?

O alinhamento e balanceamento para caminhão precisa ser realizado periodicamente. Dessa forma, é possível reduzir uma série de problemas que podem ocorrer com as frotas

Além disso, essas práticas podem trazer benefícios para o dia a dia, como:

  • melhora na segurança durante as viagens — principalmente, porque minimiza as chances de que o condutor perca o controle de um veículo desalinhado, em um momento de cansaço;
  • redução do gasto de combustível — um veículo sem balanceamento tende a gerar um aumento de consumo, pois o pneu gera menos atrito com o solo;
  • retorno do tempo de frenagem para o padrão;
  • diminuição do desgaste dos pneus, evitando que você tenha que trocá-los precocemente;
  • redução do desconforto para o motorista, já que o caminhão trepida menos;
  • aumento da vida útil das peças;
  • melhora na disponibilidade do veículo.

Quais cuidados devem ser tomados ao realizar alinhamento e balanceamento para caminhão?

Ambos os procedimentos devem ser realizados de forma periódica, de acordo com a indicação da montadora sobre a quilometragem mínima realizada. Porém, se você começar a perceber problemas antes, deverá buscar um local para realizar a manutenção.

Alguns dos pontos importantes aos quais você deve estar atento são:

  • não espere até o último minuto — quanto mais você rodar com o veículo desalinhado e desbalanceado, maior será o impacto sobre as outras peças;
  • escolha o balanceamento (estático ou dinâmico) e o alinhamento (manual, laser ou 3D) certos para o seu caminhão;
  • durante o alinhamento, veja se há necessidade de resolver outros problemas — como adequar o cáster e o câmber;
  • faça o rodízio dos pneus.

O alinhamento e balanceamento para caminhões é fundamental para evitar que ocorram problemas que gerem não só prejuízos financeiros (como o consumo elevado de combustível), como chances de quebras na estrada e eventuais acidentes. Por isso, esteja atento e realize as manutenções preventivas.

Quer mais dicas importantes para sua frota? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

Posts relacionados