Como evitar o desvio de combustível? Entenda!

3 minutos para ler

Neste artigo, vamos abordar um assunto muito importante para a melhor orientação dos gestores de frota: o desvio de combustível.

Nesse sentido, falaremos sobre como se prevenir para evitar esse incidente e de que forma executar práticas que auxiliarão para isso não ocorrer.

Acompanhe a leitura e saiba também como se proteger de gastos desnecessários. Boa leitura!

O que é desvio de combustível e como ocorre?

No momento quando o gestor de frota percebe um aumento no consumo do abastecimento, deve ficar atento, porque pode ser desvio de combustível e, para isso, é necessário efetuar um bom controle para manter o funcionamento adequado da frota.

Porém, essa tarefa não é simples de ser controlada, pois as fraudes consistem em roubo de qualquer tipo de combustível, realizado tanto pelos próprios motoristas da frota quanto por outras pessoas que tenham acesso aos veículos.

Além disso, o desvio de combustível poderá ocorrer no abastecimento no posto ou enquanto for transferido para outro veículo que não pertença à frota da empresa.

Quer dicas para prevenir a prática do desvio de combustível? Confira!

Para prevenir o desvio de combustível, o primeiro passo a ser dado pelo gestor de frota é saber identificar essa prática por meio de procedimentos capazes de mostrar as evidências e os gastos excessivos com os veículos abastecidos.

Dessa forma, damos algumas dicas de proteção contra esse tipo de roubo, que são:

  • mantenha o controle de frequência do abastecimento por meio de soluções digitais que identificarão o problema;
  • controle melhor as rotas a serem percorridas até o destino final para evitar desperdícios e desvio de combustível;
  • melhore a orientação dos motoristas com relação às boas práticas na direção e a melhor forma de economizar;
  • mantenha um bom acompanhamento do orçamento para o abastecimento, com limites mensais por veículo;
  • analise o gasto por km rodado para medir a eficiência do veículo ou perceber algum desvio de combustível;
  • efetue o rastreamento dos veículos em tempo real por meio de tecnologia que localiza o condutor e repassa as informações importantes para avaliar se há desvio ou não.

De que forma a Movisat poderá ajudar com a prevenção de desvio de combustível?

A Movisat tem um sistema de rastreamento de veículos e de gestão de frotas online, com ferramentas disponíveis de um sistema de alta tecnologia, oferecendo inúmeros benefícios, principalmente, com a finalidade de evitar o desvio de combustível da sua frota.

Com um rastreamento em tempo real que garante a localização do seu veículo e a precisão da km percorrida, você terá a segurança total da movimentação, com o auxílio da equipe de monitoramento 24 horas, a qual enviará informações de posicionamento do seu veículo na estrada.

Com as soluções da Movisat, a sua empresa terá o controle automatizado de abastecimento, rotas e, ainda, contará com a telemetria veicular. Tudo isso vai contribuir para evitar o desvio de combustível.

Gostou do assunto abordado? Sugerimos que compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para ajudar outros gestores que também passam pelo problema e consigam solucionar seus gastos adicionais.

Posts relacionados