Dirigindo na chuva: veja 4 cuidados para os motoristas de frota!

4 minutos para ler

Quem é motorista, certamente já enfrentou alguns desafios dirigindo na chuva, visto que essa é uma condição que exige a máxima atenção. Isso porque a pista molhada e a baixa visibilidade podem gerar a sensação de insegurança, bem como esconder vários riscos.

Os riscos de acidentes tendem a aumentar nesses períodos de chuva, por isso, é fundamental ter alguns cuidados e boas práticas, a fim de garantir a segurança de todos os ocupantes e até mesmo do veículo.

Para ajudá-lo e contribuir para uma direção segura nos dias cinzentos, separamos 4 cuidados imprescindíveis para você adotar nesse período. Acompanhe!

1. Diminuir a velocidade

Quando as estradas estão molhadas tornam-se escorregadias, além de formarem poças e esconderem possíveis buracos.

Diante disso, por mais que seja um bom motorista é fundamental evitar trafegar em alta velocidade, pois caso seja necessário acionar o freio de maneira repentina, pode dificultar muito o controle do veículo, fazendo com que derrape e aumente o risco de acidente.

Assim, mesmo em condições de chuva moderada ou intensas é melhor reduzir a velocidade e garantir a segurança.

2. Utilizar faróis baixos

Nos dias chuvosos, a visibilidade torna-se reduzida, mas uma ótima alternativa para contornar essa situação é utilizar as luzes dos faróis. Contudo, é importante lembrar que sempre deve ser acionada a luz baixa, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois o farol alto pode prejudicar ainda mais a visibilidade, uma vez que reflete diretamente nas gotas de chuva.

Por isso, o farol baixo torna-se mais seguro quando estiver dirigindo na chuva, permitindo que os veículos sejam facilmente identificados.

3. Ter a manutenção em dia

Manter o veículo com a manutenção em dia é indispensável em dias de chuva. Isso porque os cuidados preventivos, especialmente com pneus, freios, desembaçadores dos vidros e limpadores de para-brisa, é a melhor forma de preservar a segurança e o desempenho do veículo, diminuindo as chances de ocorrer imprevistos. Se o funcionamento desses ou outros itens estiverem comprometidos, a substituição deve ser realizada o mais breve possível.

4. Manter a distância de segurança

Manter a distância dos veículos que estão à sua frente é essencial para reduzir os riscos de colisão e engarrafamento. Em dias de chuva esse cuidado deve ser redobrado, levando em consideração a regra de respeitar a diferença de intervalo do veículo a sua frente por, pelo menos, 4 segundos. Para isso, marque um ponto fixo à frente e inicie a contagem após o veículo passar por ele. Assim, caso seja preciso frear de forma repentina, evitará possíveis colisões e acidentes.

Quais os principais perigos de dirigir na chuva?

Em dias de chuva a pista fica molhada e há a formação de aquaplanagem, diminuindo a aderência dos pneus no solo e fazendo com que o veículo possa vir a escorregar. Além disso, a visibilidade fica comprometida e os riscos de derrapagens aumentam devido ao acúmulo da mistura de sujeiras e óleos nas estradas.

Esses fatores são um dos principais perigos de dirigir na chuva e que podem fazer com que o condutor perca o controle do veículo e causar acidentes graves, como colisão, capotagem, saída da pista, choque com objeto fixo, entre outros.

Como uma boa gestão de frotas deve considerar a segurança no trânsito?

Gerenciar os veículos de uma empresa não é uma tarefa fácil, pois exige o acompanhamento de dados, como consumo de combustível, manutenção, rotas e quilometragem, além de traçar planos e estratégias para reduzir os custos, acidentes e proporciona segurança no trânsito.

Diante disso, para melhor gestão de frota, administração dos veículos e condutores, vale a pena apostar no profissional capacitado, com boa comunicação, perfil dinâmico e que domine conhecimentos técnicos sobre manutenção.

Além disso, proporcionar treinamentos e utilizar indicadores de gestão colabora para o aumento da conscientização em relação à importância de garantir uma maior segurança no trânsito. Assim, seguindo alguns cuidados, como também realizar a manutenção preventiva de qualidade, certamente terá mais confiança e calma quando estiver dirigindo na chuva.

Quer mais dicas para ter segurança no trânsito? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos e interessantes como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário