Vazamento de óleo do motor: conheça as causas!

Vazamento de óleo do motor: veja as 3 principais causas

3 minutos para ler

Uma das causas mais comuns de danos a veículos é o vazamento de óleo do motor. Quando isso ocorre, todo o conjunto pode se deteriorar rapidamente e parar de funcionar completamente. Esses escapes podem, até mesmo, resultar na perda de controle enquanto você estiver na estrada, o que pode causar um grave acidente.

Normalmente, esse problema é resultado de uma vedação defeituosa, embora também possa ser causado ​​por peças danificadas, como um cárter rachado. É por isso que entender suas principais causas e saber exatamente o que fazer a respeito é crucial.

Pensando nisto, falaremos sobre 3 causas do vazamento de óleo do motor. Confira!

1. Óleo em excesso

Normalmente, o que você pensa ser um vazamento de óleo pode ser apenas o resultado de um erro simples, e não é necessário se preocupar. Se você notar poças de óleo embaixo do carro, mas a luz do óleo do motor do painel não estiver piscando, é possível que você, simplesmente, tenha colocado muito óleo no motor, causando um transbordamento.

Também é possível que você tenha derramado um pouco de óleo ao enchê-lo. Nesse caso, basta usar um pano para limpar o líquido derramado no motor. Use um tubo de vareta para extrair o excesso de óleo e o problema deve ser resolvido.

2. Defeitos em peças

Se você verificar e encontrar um vazamento sob o motor, pode ser devido a defeitos em peças, como o cárter de óleo, por exemplo. Normalmente, é feito de aço fino e aparafusado na parte inferior do motor com uma junta no meio.

Ele está localizado na parte inferior do motor e, com o tempo, fica danificado devido aos detritos que o atingem e fazem amassados. À medida que a vedação se solta, o óleo começa a pingar.

Além disso, há outras peças, como as juntas do motor, que podem apresentar defeitos. Elas são um componente essencial de qualquer motor de carro, pois são responsáveis ​​pela transferência de fluidos pelo veículo. Todavia, as gaxetas, normalmente, se degradam com o tempo, enfraquecendo as vedações.

3. Filtro de óleo gasto

Outra causa bem comum de vazamento de óleo é o filtro quebrado ou degradado. Esse componente é responsável pela filtragem de contaminantes do óleo, antes que eles possam causar qualquer dano ao seu motor. A maioria, após alguns quilômetros rodados, começa a se degradar devido ao uso excessivo.

Quando o filtro parar de funcionar, o óleo começará a vazar. Além disso, a pressão de dentro do motor pode fazer com que o filtro de óleo se solte ou se desloque de alguma forma. De qualquer forma, corrigir ou substituir o filtro de óleo é uma tarefa simples e que resolverá o problema.

Por fim, independentemente da causa do vazamento de óleo do motor, é preciso resolvê-lo e evitar maiores problemas. É importante ressaltar que a manutenção regular e o serviço de troca de óleo de rotina ajudam a manter o motor do veículo em boas condições e evitar qualquer vazamento de óleo futuro.

Curtiu nosso post? Então, para ler mais conteúdos como este, assine agora mesmo nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário