Entenda o que é disponibilidade de frota e seus impactos nas finanças

4 minutos para ler

Tanto as grandes corporações quanto as empresas de pequeno porte tem ciência de que a gestão de veículos é essencial para o bom funcionamento da logística empresarial. Entre os tópicos importantes dessa área, um dos conceitos principais que devem ser vistos é a disponibilidade de frota.

Isso porque essa concepção engloba várias ferramentas de gestão para o controle eficiente da área de transportes, prezando sempre pela otimização de recursos e aumento dos lucros.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja o que é disponibilidade de frota e como ela impacta as finanças da sua empresa.

O que é disponibilidade de frota?

Uma empresa tem a disponibilidade de frota quando apresenta uma quantidade de veículos suficiente para suprir todas as suas demandas, como entregas e prestação de serviços. É um conceito que deve ser levado muito a sério no setor logístico, pois está diretamente ligado com a grande parte dos lucros e prejuízos da organização.

Por que é um conceito tão importante para obter resultados positivos de gestão?

A disponibilidade de frota é essencial para toda a logística empresarial. Com um planejamento e controle eficiente, a empresa estará sempre a postos para atender as demandas com rapidez e eficácia, o que não só traz um diferencial para sua organização como também aumenta a produtividade e lucratividade.

Quais os principais impactos da disponibilidade de frota nas finanças?

Como falamos, aderir ao controle e organização da disponibilidade de frota traz resultados em diversas áreas da empresa. No que diz respeito a finanças, vamos citar os principais impactos.

Diminuição de custos

A melhor gestão da disponibilidade de frota conta com a diminuição de custos desnecessários, programando e prevendo as variáveis para que não precise gastar mais que o planejado.

Aumento da segurança financeira

É essencial ter toda a documentação dos veículos disponíveis em dia, pois não precisará ter grandes preocupações com multas.

Redução de desperdícios

Esse sistema de controle permite uma análise de toda a frota de forma que tenha dados mais claros para fazer a gestão de veículos e manutenção preventiva, reduzindo possíveis desperdícios com materiais ou mão de obra.

Otimização das rotas

Quando as rotas são planejadas desde o destino final até a volta de forma correta, a empresa garante a economia de tempo e de combustível.

Melhora da organização para atender as demandas

Com a disponibilidade de rota, a organização do atendimento de pedidos e serviços se torna mais fácil de controlar, evitando problemas com entregas ou imprevistos com os veículos.

O que pode ser feito para tornar a disponibilidade de frota ainda melhor na empresa?

A aplicação de medidas e ferramentas para a gestão de disponibilidade de frota, de certa forma, não é complicada, mas é preciso ter atenção no planejamento para não perder dados importantes das atividades empresariais.

Os softwares de gestão de frotas são uma ótima ferramenta para controlar a parte burocrática e de manutenção dos veículos. Essas plataformas ajudam a prever e diminuir as falhas ocasionais que prejudicam as receitas da empresa.

Outro fator que pode ser de grande ajuda é a implementação da manutenção preventiva. Garantir a conservação dos veículos é essencial, pois o desgaste de peças ou problemas no funcionamento podem interditar inesperadamente o uso de um dos veículos. Por isso, acompanhar de perto, prevendo quando será preciso fazer trocas e manutenções, garante maior produtividade e segurança.

Aqui vimos que a disponibilidade de frota não só oferece uma solução para os problemas de logística e saúde dos veículos como também garante mais produtividade e, consequentemente, mais lucros. Hoje em dia, há organizações especializadas em assessoria dessa gestão de frotas, que asseguram grandes resultados. A disponibilidade de frota, sem dúvida, é uma alternativa muito vantajosa para a sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Então certamente também vai gostar de conhecer as principais dicas de como garantir a segurança de frota!

Posts relacionados