Gestão

Você sabe como aumentar a vida útil dos pneus de sua frota?

vida útil de pneu
Movisat
Escrito por Movisat

Todo gestor de frota deseja que os veículos de sua empresa estejam na ponta dos cascos, disponíveis para cumprir os prazos e realizar as entregas de forma otimizada. Assim, levar em conta questões como a vida útil de pneu é importante para manter o negócio operando com eficiência.

Porém, muitos acabam subestimando a tarefa, sem saber dos benefícios que podem ser colhidos ao preservar essas peças. A boa notícia é que não é difícil manter a vida útil do pneu: bastam apenas alguns cuidados rotineiros. Neste post, vamos apresentar dicas valiosas para prolongar a sua utilização. Confira!

Faça manutenções preventivas em todo o veículo

A manutenção geral dos seus veículos, e não só dos pneus, é essencial para prolongar a vida útil da frota. Problemas recorrentes, que envolvem o sistema de suspensão fora do parâmetro, por exemplo, influenciam diretamente no desgaste dos pneus.

Além disso, é importante levar em consideração detalhes como trepidações e oscilações no veículo. Pode haver, também, tendências de mau funcionamento dos volantes, que acabam puxando para o lado. Isso é sinal de desbalanceamento ou até mesmo desalinhamento.

Por fim, não negligencie os check-ups periódicos. Muitos gestores acabam pulando as revisões programadas, o que pode ocasionar paralisações em momentos críticos.

Faça a calibragem adequadamente

É uma boa ideia consultar o manual do seu veículo para conhecer a calibragem mais adequada aos seus pneus. Manter a pressão em dia é essencial, já que o desgaste de toda a banda de rodagem deve ser uniforme, em vez de concentrado em poucas partes específicas, como o centro e as bordas.

Procure sempre calibrar seus pneus a cada dois abastecimentos do carro, para estender a boa vida útil das peças. É importante lembrar, ainda, que é necessário realizar a pressão com os pneus frios. Portanto, nada de conduzir essa tarefa logo após o veículo ter sido utilizado.

Mantenha sempre os pneus originais

Os pneus operam com medidas e limites de cargas específicos, que são estabelecidos pelas empresas fabricantes com o intuito de otimizar a utilização. Desse modo, o ideal é usar sempre peças originais, que preservam essas características.

Além disso, evite lustrar os pneus com receitas caseiras e improvisadas. É fundamental, ainda, não utilizar derivados do petróleo para incrementar a estética das peças. A medida mais adequada é procurar produtos que tenham sido desenvolvidos especificamente para esse fim, até para preservar a integridade da borracha.

Conduza bem o veículo

O modo como os motoristas conduzem os veículos está diretamente relacionado à preservação dos pneus. Acelerações e freagens bruscas, por exemplo, causam mais desgaste e trazem perigo à integridade física do condutor. Além de priorizar a leveza na direção, é preciso ter cuidado com as valetas e não subir em guias.

É uma ótima ideia fugir de pavimentos muito esburacados. Porém, nos momentos em que isso não for possível, oriente os seus motoristas a conduzir em velocidade reduzida para não desgastar os pneus.

Mencionamos os volantes que acabam puxando para o lado, evidenciando falta de alinhamento ou balanceamento. Esse problema é causado, também, pelos buracos e é essencial buscar assistência técnica o quanto antes.

Percebeu como dicas simples fazem toda a diferença na conservação da vida útil de pneu? Um planejamento otimizado por ferramentas tecnológicas, como o dashboard gerencial, é uma boa solução para garantir que seus motoristas não tenham que apressar as entregas, desgastando os veículos.

Gostou do conteúdo e quer que outras pessoas o conheçam? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This