Você sabe como aumentar a vida útil dos pneus de sua frota?

4 minutos para ler

Todo gestor de frota deseja que os veículos de sua empresa estejam na ponta dos cascos, disponíveis para cumprir os prazos e realizar as entregas de forma otimizada. Assim, levar em conta questões como a vida útil de pneu é importante para manter o negócio operando com eficiência.

Porém, muitos acabam subestimando a tarefa, sem saber dos benefícios que podem ser colhidos ao preservar essas peças. A boa notícia é que não é difícil manter a vida útil do pneu: bastam apenas alguns cuidados rotineiros. Neste post, vamos apresentar dicas valiosas para prolongar a sua utilização. Confira!

Faça manutenções preventivas em todo o veículo

A manutenção geral dos seus veículos, e não só dos pneus, é essencial para prolongar a vida útil da frota. Problemas recorrentes, que envolvem o sistema de suspensão fora do parâmetro, por exemplo, influenciam diretamente no desgaste dos pneus.

Além disso, é importante levar em consideração detalhes como trepidações e oscilações no veículo. Pode haver, também, tendências de mau funcionamento dos volantes, que acabam puxando para o lado. Isso é sinal de desbalanceamento ou até mesmo desalinhamento.

Por fim, não negligencie os check-ups periódicos. Muitos gestores acabam pulando as revisões programadas, o que pode ocasionar paralisações em momentos críticos.

Faça a calibragem adequadamente

É uma boa ideia consultar o manual do seu veículo para conhecer a calibragem mais adequada aos seus pneus. Manter a pressão em dia é essencial, já que o desgaste de toda a banda de rodagem deve ser uniforme, em vez de concentrado em poucas partes específicas, como o centro e as bordas.

Procure sempre calibrar seus pneus a cada dois abastecimentos do carro, para estender a boa vida útil das peças. É importante lembrar, ainda, que é necessário realizar a pressão com os pneus frios. Portanto, nada de conduzir essa tarefa logo após o veículo ter sido utilizado.

Mantenha sempre os pneus originais

Os pneus operam com medidas e limites de cargas específicos, que são estabelecidos pelas empresas fabricantes com o intuito de otimizar a utilização. Desse modo, o ideal é usar sempre peças originais, que preservam essas características.

Além disso, evite lustrar os pneus com receitas caseiras e improvisadas. É fundamental, ainda, não utilizar derivados do petróleo para incrementar a estética das peças. A medida mais adequada é procurar produtos que tenham sido desenvolvidos especificamente para esse fim, até para preservar a integridade da borracha.

Conduza bem o veículo

O modo como os motoristas conduzem os veículos está diretamente relacionado à preservação dos pneus. Acelerações e freagens bruscas, por exemplo, causam mais desgaste e trazem perigo à integridade física do condutor. Além de priorizar a leveza na direção, é preciso ter cuidado com as valetas e não subir em guias.

É uma ótima ideia fugir de pavimentos muito esburacados. Porém, nos momentos em que isso não for possível, oriente os seus motoristas a conduzir em velocidade reduzida para não desgastar os pneus.

Mencionamos os volantes que acabam puxando para o lado, evidenciando falta de alinhamento ou balanceamento. Esse problema é causado, também, pelos buracos e é essencial buscar assistência técnica o quanto antes.

Percebeu como dicas simples fazem toda a diferença na conservação da vida útil de pneu? Um planejamento otimizado por ferramentas tecnológicas, como o dashboard gerencial, é uma boa solução para garantir que seus motoristas não tenham que apressar as entregas, desgastando os veículos.

Gostou do conteúdo e quer que outras pessoas o conheçam? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Posts relacionados