Gestão

Manutenção de frota: os 4 erros mais comuns e como corrigí-los

Manutenção de frota: os 4 erros mais comuns e como corrigí-los
Movisat
Escrito por Movisat

A manutenção de frota é fundamental para manter o negócio funcionando de forma otimizada. Erros nesse processo podem ser catastróficos, comprometendo toda a produtividade da sua companhia e gerando atrasos nas entregas. Neste post, veremos os mais comuns e como combatê-los.

É importante notar que a gestão adequada proporciona um controle mais detalhado dos custos, facilita o planejamento geral e ainda mensura de forma mais precisa a performance dos seus veículos. Conheceremos mais sobre os erros mais cometidos na manutenção de frota. Confira!

1. Não realizar o controle dos gastos

Planejar e projetar os custos do negócio traz melhorias significativas para a organização. O controle geral das finanças é fundamental para a gestão otimizada da sua frota, já que manter as contas em dia garantirá que todas as ações de manutenção possam ser realizadas.

Assim, é importante avaliar com cuidado gastos como compra de combustível, manutenção preventiva e corretiva nos veículos e definição do quadro de condutores.

Além disso, há variação no preço dos combustíveis entre os postos. Não levar esse fator em consideração é outro grande erro na manutenção de uma frota. Para combater esse problema, é essencial investir em um dashboard gerencial, que ajudará a identificar oportunidades de redução das despesas.

2. Não realizar as manutenções preventivas

Entre os diversos tipos de manutenção em uma empresa, a preventiva é a que pode trazer o maior número de vantagens na gestão de uma frota. Isso se explica pelo fato de que esse tipo de negócio exige que os veículos e seus respectivos componentes funcionem de forma adequada para realizar as entregas.

Nesse sentido, a falta de ações preventivas dentro da frota gera atrasos e eleva o prazo geral de realização da entrega, além dos custos relacionados a períodos prolongados de estadia dos condutores em outras localidades.

Para evitar que isso aconteça, é necessário estar em dia com o planejamento direcionado para manutenções preventivas dentro da sua companhia, garantindo que os veículos estejam sempre em condições de realizar as viagens.

3. Não ter mão de obra qualificada

Até agora, falamos da necessidade de conduzir a gestão da companhia de forma satisfatória e cuidar dos seus ativos. Porém outro quesito importante para a manutenção da frota é contar com colaboradores capacitados para as diferentes demandas do negócio.

Assim, é essencial investir na formação de bons condutores, além de assegurar a contratação de profissionais talentosos. Afinal de contas, quando o veículo iniciar a viagem, a sua carga estará nas mãos desse trabalhador — e a atividade que ele desempenha impacta diretamente na reputação da companhia e em como ela é percebida no mercado.

Além dos motoristas, colaboradores talentosos em outros setores elevarão o nível geral de produtividade da empresa, agregando valor ao negócio como um todo. Apostar em profissionais capacitadas para gerir a área operacional, por exemplo, garantirá todo o suporte para os clientes, prestadores de serviço e os próprios motoristas.

Para otimizar o trabalho dos colaboradores, é essencial, também, investir em um sistema de gestão para gerar relatórios e dados valiosos que representem o estado atual do negócio. Essa solução digital fornece suporte aos trabalhadores em campo e ainda auxilia em projeções futuras.

4. Não gerenciar rotas

Esse cuidado se relaciona diretamente à necessidade de manutenção preventiva que mencionamos anteriormente. É essencial rastrear os veículos durante as rotas para que os condutores evitem estradas muito desgastadas, capazes de comprometer a integridade do veículo mais rapidamente.

Além disso, o rastreamento garante um nível maior de proteção em casos de furto e roubo — das cargas ou dos veículos. Assim, será possível monitorar o trajeto e ainda contatar as autoridades de forma mais ágil, caso necessário.

Entendeu como esses erros comuns podem ser combatidos com a integração entre boa gestão e tecnologia de alto nível? Sabemos que fazer o gerenciamento e a manutenção de frota não é trabalho fácil, mas diversas soluções digitais, como o rastreamento veicular e o dashboard gerencial, são uma ajuda e tanto nessa rotina empresarial.

Gostou do post e quer ler mais sobre redução de custos com a sua frota? Então aproveite a visita e leia o nosso post sobre como reduzir multas de trânsito em seu negócio!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This