Gestão

Confira os 5 principais cuidados com cargas refrigeradas

Confira os 5 principais cuidados com cargas refrigeradas
Movisat
Escrito por Movisat

O transporte de produtos que necessitam de refrigeração é realizado por meio de caminhões equipados com esse sistema. As mercadorias requerem muito cuidado durante o transporte, então, as conduções apropriadas de cargas refrigeradas são realizadas em caminhões frigoríficos, para garantir a conservação, a temperatura ideal, o armazenamento e a manutenção.

As cargas que necessitam desse sistema para manter a temperatura adequada, geralmente, percorrem pequenas distâncias, de forma a não ter a qualidade comprometida e conferir agilidade aos transportes refrigerados. Continue lendo o post e conheça os 5 principais cuidados!

Veja quais são os principais cuidados com cargas refrigeradas

1. Conservação da mercadoria

Dentre as maiores preocupações, estão o manuseio, o acondicionamento, o transporte e a embalagem das mercadorias. A embalagem deve estar obrigatoriamente de acordo com o produto e suas condições especiais quanto ao transporte, às dimensões e à natureza.

Se essas questões forem cuidadosamente avaliadas, o índice de perda reduz ao máximo, podendo ser nulo. Além disso, uma boa medida é investir em um rastreamento veicular de ponta para garantir a integridade das suas cargas.

Cargas rodoviárias podem ser divididas em refrigeradas e secas. As primeiras exigem uma temperatura adequada para se manter conservadas, além de rotas específicas para que o produto seja transportado de modo seguro e ágil.

Já as cargas secas são aquelas que não perecem e que não precisam de refrigeração durante o transporte. É bem mais fácil lidar com esse tipo de mercadoria, ao contrário das refrigeradas, que demandam um maior cuidado. Portanto, fica fácil entender que as refrigeradas são as que mais se beneficiam com a implementação do rastreamento veicular.

Muitas vezes, é difícil controlar cargas refrigeradas durante o trajeto. Determinados fatores, como o nível da temperatura dos produtos transportados, que pode divergir significativamente da temperatura interna do veículo antes de receber a carga, não podem ser ignorados.

É importante lembrar que as cargas são submetidas à refrigeração para garantir um nível apropriado de conservação. Ao serem transportadas de modo precário, essas mercadorias vão perder qualidade e valor no mercado — e podem até ser descartadas, gerando prejuízo para todas as partes envolvidas.

Além de fornecer a localização da frota em tempo real, proporcionando segurança para os profissionais que monitoram o trajeto, o sistema de rastreamento veicular ainda conta com diversos sensores para medir a temperatura e garantir que esteja no nível adequado para o transporte seguro.

Como se não bastasse, o sistema de rastreamento ainda oferece sensores para bloquear o veículo em caso de furto e uma estrutura de escuta veicular de primeira linha.

2. Transporte correto das cargas refrigeradas

O transporte da carga é a etapa mais vulnerável de todo o processo, devendo estar em sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação. Porém, para realizar esse tipo de serviço, é ideal ter veículos específicos que tenham espaço interno e ofereçam lugar para evitar dano às cargas.

A instalação do sistema de refrigeração deve ser realizada por empresas renomadas e com experiência no mercado. Devem ser tomados alguns cuidados durante o transporte e, para isso, separamos alguns aspectos de valor que devem ser observados:

  • cabine separada do baú;

  • piso vedado e paredes lisas;

  • estrados resistentes e impermeáveis;

  • fácil circulação do ar;

  • volumes de carga bem distribuídos;

  • higienização regular;

  • divisão das cargas de maneira que necessitem de uma mesma temperatura de conservação.

3. Processo de refrigeração e congelamento

A refrigeração é a principal ferramenta para combater a deterioração dos alimentos, e, quando insuficiente ou desregular, pode causar problemas na qualidade da carga, até mesmo a perda desses produtos.

As técnicas mais eficientes para o armazenamento e a conservação de perecíveis são a refrigeração e o congelamento. Então, na hora de adquirir um produto, observe se o alimento está corretamente refrigerado e em boas condições.

4. Logística de cargas refrigeradas e congeladas

Durante as etapas de transporte das cargas congeladas e refrigeradas, deve-se avaliar alguns pontos:

Acondicionamento

Como já foi dito neste artigo, o acondicionamento correto é fundamental para preservar os produtos por completo, sendo necessária uma verificação desse aspecto.

Veículo de transporte

Deve estar em dia a revisão dos veículos de transporte, bem como devem ser regulares a manutenção e a higienização. Veículos e equipamentos com ótimas condições de uso garantem o transporte com eficiência e a qualidade de serviço.

Rotas

As rotas devem ser planejadas para minimizar os riscos e as possibilidades de complicações no decorrer do trajeto, garantindo, assim, a qualidade do serviço e o transporte das mercadorias.

5. Tipos de cargas que necessitam de refrigeração

O trajeto para esse tipo de carga deve ser bem pequeno para não comprometer a qualidade. Entre as categorias de mercadoria que requerem cuidado, estão os perecíveis — frutas, carnes, laticínios, medicamentos etc — e os alimentos congelados em geral.

Confira as formas de reduzir o custo operacional

Transportadoras não precisam esperar por avanços tecnológicos para diminuírem o consumo de combustível, desperdícios e outros problemas. Você pode melhorar essa eficiência com a aplicação de algumas ideias. Vamos conhecê-las!

Economia de combustível

É fundamental utilizar menos combustível e, ainda, reduzir o desgaste na unidade ao refrigerar os produtos à sua temperatura ideal antes do carregamento. Investir em um sistema de controle inteligente de abastecimentos é indicado para quem quer reduzir os custos com combustível e gerir, com mais precisão, o consumo.

Diminuição da abertura de portas

É importante minimizar as aberturas de portas. Para conseguir, é uma boa medida utilizar sensores eletrônicos de porta e instalar cortinas para reduzir a perda de ar durante o processo de carga e descarga.

Aplicação de técnicas de carregamento inteligente

Aplique técnicas de carregamento inteligente, tais como carregar itens que precisam ser mantidos refrigerados com menores temperaturas na parte da frente do caminhão ou carreta, e os primeiros itens a serem descarregados, perto da parte traseira.

Utilização de sensores de temperatura

Use um sensor de temperatura que se conecta com o rastreador, medindo a temperatura durante todo o transporte em tempo real, notificando os gestores se os níveis saírem do padrão desejado e gerando relatórios para acompanhar o desempenho do transporte refrigerado.

Como vimos, implantar um sistema de rastreamento veicular é essencial para manter a temperatura certa para os seus transportes refrigerados. Investir em uma solução de ponta para gerir a segurança das suas cargas também é indicado para quem quer se manter informado sobre tudo o que acontece.

O monitoramento sobre o produto transportado acarreta boas soluções, em caso de algo não estar resignado com a programação inicial, evitando, rapidamente, desperdício, diminuindo custos e melhorando o lucro. Fornece, ainda, relatórios detalhados de transporte para garantir a segurança necessária.

Do mesmo modo, uma ferramenta de gestão de visitas e entregas vai garantir o controle do trajeto de cargas refrigeradas, otimizando o tempo de entrega e oferecendo uma rápida detecção dos processos ainda pendentes. Essa tecnologia é decisiva para evitar comprometer a temperatura adequada dos produtos transportados.

Gostou do post e quer conhecer mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações em primeira mão, direto na sua caixa de e-mail!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This