O que é manutenção preditiva e como implementar na gestão de frotas?

4 minutos para ler

Para manter o bom desempenho dos veículos e reduzir os gastos da empresa, é necessário realizar a manutenção da frota, podendo ser corretiva, preditiva ou preventiva. Porém, muitos não sabem o que é manutenção preditiva e como ela vem ganhando espaço na implementação da gestão de frotas.

Este tipo de manutenção promove o aumento da produtividade, pois o colhimento de dados ajuda a manter os automóveis em movimento, já que é possível identificar os problemas futuros.

Para entender melhor os detalhes que essa manutenção pode proporcionar, continue a leitura e saiba qual é o papel dela para garantir uma boa gestão de frotas. Acompanhe!

O que é manutenção preditiva e como ela funciona?

A manutenção preditiva é realizada de maneira planejada, identificando os danos e agindo antes que danifiquem o veículo. Em geral, ela funciona quando o automóvel é essencial para a frota e não pode ficar fora de operação, pois pode trazer prejuízos para o fluxo de caixa da empresa.

Para isso, são usadas algumas técnicas, como a análise de vibração, a avaliação do óleo, a imagem térmica ou o ultrassom do motor. Caso haja alguma alteração indesejada, é preciso agendar a reparação do item.

Quais são os aspectos que a diferenciam dos outros tipos de manutenção?

A manutenção preditiva se diferencia da preventiva e corretiva porque cada uma antecipa ou corrige os possíveis problemas que o veículo pode apresentar.

Na preditiva, por exemplo, é realizada a verificação do funcionamento dos itens do automóvel, mas é preciso investir em equipamentos especializados. Já na preventiva, é feita as trocas periódicas das peças, a fim de evitar o surgimento de algum problema.

Por fim, temos a corretiva, que não é realizada com antecipação. Geralmente, é feita quando nenhuma das manutenções anteriores foi realizada de maneira adequada. Por isso, esse tipo de manutenção acaba oferecendo gastos maiores, devido às situações inesperadas.

Como a manutenção preditiva pode ser implementada?

Por meio da tecnologia, é possível fazer com que a manutenção preditiva seja uma implementação de sucesso. Para isso, é preciso realizar alterações nos processos e seguir algumas dicas.

Defina as técnicas a serem aplicadas

As técnicas utilizadas na manutenção preditiva são diversas. No geral, quatro métodos são frequentemente usados pelas organizações, como termografia, análise de vibração, ultrassom e análise de óleo.

Estude as vibrações

No mercado, existem vários modelos de analisadores de vibrações. Com o auxílio dessa ferramenta, é possível identificar o estado de um determinado item no veículo. Assim, dá para programar financeiramente a troca da peça e evitar o surgimento de problemas antes de uma longa viagem.

Faça uma análise estrutural

Por meio da análise estrutural, podemos observar se o veículo apresenta trincas, vazamentos, fissuras ou rachaduras, que podem comprometer a carga ou causar algum impacto durante a viagem.

Registre as ações

A cada manutenção preditiva realizada, é essencial registar as ações que foram feitas nos veículos. Dessa forma, conseguimos ter um histórico detalhado de quais consertos foram necessários.

Analise o estado das superfícies

Essa é uma etapa que complementa o tópico do estudo de vibrações. Com a análise do estado das superfícies, é possível identificar se há anomalias ou desgastes que possam afetar o funcionamento correto do motor.

O que é necessário para implementar a manutenção preditiva na gestão de frotas?

Para gerenciar adequadamente os processos, reforçar a segurança do condutor e reduzir o custo dos serviços, é essencial buscar alternativas tecnológicas para a correta implementação do que é manutenção preditiva.

Em vista disso, a escolha de um software de gestão de frota, associado com todas as medidas que citamos, pode fazer com que a empresa ganhe mais produtividade e economia.

Uma das melhores soluções é a tecnologia que a Movisat oferece, pois ela conta opções de rastreamento de veículos e trabalhos de gestão que visam otimizar as operações e reduzir os custos, além de fazer com que a empresa tenha mais controle e segurança sobre os veículos da sua frota, o que a torna uma referência no mercado.

Pronto para implementar essa gestão em sua frota? Entre em contato conosco e confira as nossas soluções!

Posts relacionados