Perfil de condutor: aprenda como definir o ideal para sua frota!

4 minutos para ler

Os motoristas de uma frota contribuem diretamente para a lucratividade e produtividade de uma empresa. No entanto, é preciso saber o perfil de condutor ideal e estabelecer incentivos de boas práticas, como também políticas que criam a estabilidade desses profissionais. Afinal, bons condutores podem gerar menos reclamações, multas e acidentes, diminuindo o custo de operação da organização.

Diante disso, é essencial que tanto o setor de RH quanto o gestor saibam observar o motorista com perfil mais adequado para o cargo, bem como buscar medidas para que o profissional possa manter um bom comportamento durante sua permanência na empresa.

Por isso, preparamos este artigo para você saber a importância de selecionar o perfil de condutor apropriado, além das principais dicas que vão ajudar nessa escolha. Acompanhe!

Qual importância de selecionar bons condutores para a frota da empresa?

É comum que, durante um processo seletivo, a empresa observe no candidato suas capacidades cognitivas, de trabalhar em equipe e a sua qualificação profissional. Contudo, o perfil de condutor diz respeito, também, à sua atuação no trânsito, como a conduta diante de situações de urgência, estresse, riscos de acidentes e reações perante outros motoristas.

Isso tem um impacto direto nos custos da empresa, pois é preciso que o condutor tenha responsabilidade e equilíbrio emocional para enfrentar condições difíceis do dia a dia de um motorista, evitando se envolver em problemas que possam gerar multas e outras situações prejudiciais para a saúde da frota.

Como saber qual é o perfil de condutor ideal para a frota?

Escolher o perfil de condutor ideal pode ser um grande desafio, pois os testes de um processo seletivo tendem a ser mais simplórios, sendo difícil verificar as características intrínsecas dos candidatos. No entanto, existem algumas avaliações de personalidade, como o teste psicológico, que podem ajudar a identificar o profissional ideal. Dentro de alguns perfis, podemos citar os principais, a seguir.

Tranquilo

Motoristas com o perfil tranquilo e calmo dificilmente são influenciados pelas adversidades negativas do trânsito. Com isso, esse tipo de condutor tende a não responder provocações, ceder a brigas ou avançar os sinais. Isso é uma vantagem para a empresa, já que tal comportamento diminui os desperdícios de recursos e evita acidentes.

Responsável

O perfil de condutor responsável traz consigo uma politica já estabelecida, visto que se preocupa tanto com a sua própria segurança quanto com a da carga e do veículo. Diante disso, a vantagem de priorizar esse perfil para a frota traz os requisitos de segurança, abrangendo a todos que estão ao seu redor.

Confiante

Um motorista confiante pode trazer em sua personalidade benefícios para empresa, fazendo com que seu trabalho tenha destreza e agilidade. Contudo, o excesso de confiança pode contribuir para ações imprudentes e impulsivas.

Quais principais dicas para escolher os condutores ideais para a empresa?

Para escolher o condutor ideal, é preciso a empresa ter propósitos e critérios bem definidos, além de analisar quais tipos de motoristas podem ou não trazer riscos para a organização. Vejamos algumas dicas que podem ajudar a identificar o perfil profissional mais adequado para o cargo.

Busque referências profissionais

Essa é uma prática muito comum entre as empresas, que entram em contato com ex-empresas do candidato para analisar o perfil de relações interpessoais, atividades desenvolvidas, entre outros assuntos.

Considere a recorrência de infrações de trânsito

Infrações são resultados da imprudência do motorista, e isso pode trazer prejuízos para a empresa, como elevar os gastos com manutenção e prejudicar a sua imagem. Por isso, procure candidatos que ofereçam baixo número de infrações e não apresentem histórico de sinistros no trânsito.

Verifique o índice de reclamações

Histórico de reclamações frequentes no trânsito são características de motorista que tem uma direção mais custosa e perigosa. Consequentemente, essa condição pode atrapalhar a reputação da organização junto aos seus fornecedores e sociedade. Diante disso, vale a pena levar a informação do índice de reclamações do candidato antes de contratá-lo para o cargo.

Como vimos, o perfil de condutor é extremamente importante para empresa. Pois, por meio desse profissional, é possível oferecer segurança à sociedade ao mesmo tempo em que se ajuda a organização a atingir suas metas, sem colocar a vida de outras pessoas em risco.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de outros conteúdos? Então siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Twitter, e fique atualizado sobre as principais novidades.

Posts relacionados