Como se preparar para entregas urgentes? Descubra aqui!

4 minutos para ler

Por mais planejadas que sejam as suas operações, toda empresa está suscetível a demandas emergenciais e entregas urgentes. Consequentemente, esse tipo de serviço envolve cuidados especiais, fretes mais elevados, custos maiores e, principalmente, mais responsabilidade da transportadora e do motorista.

Pensando nisso, a gente resolveu preparar este post, exclusivamente, para separar algumas dicas essenciais de como cumprir essas entregas emergenciais com eficiência e garantir a satisfação do contratante.

Sendo assim, sem mais delongas, continue a leitura e tome nota! Vamos lá?

O que é essencial para garantir o sucesso das entregas urgentes?

As entregas emergenciais podem ser solicitadas por diferentes motivos, quase sempre, por uma necessidade atípica, em cima da hora, de algum material, insumo ou produto por parte do cliente. No entanto, dependendo do setor de atuação do contratante, essa prática também pode ser algo rotineiro, como numa indústria farmacêutica, distribuidora de alimentos perecíveis, solventes químicos, entre outros exemplos.

Sendo algo comum ou periódico, o transportador precisa estar atento aos seguintes fatores.

Motoristas capacitados

Realizar entregas urgentes não significa “correr para entregar”. Ainda que os prazos sejam considerados especiais, é fundamental que se cumpra todo um planejamento e, principalmente, que se respeite os cuidados com a segurança, o bom funcionamento da frota e a integridade do produto.

Para isso, é primordial que se trabalhe com profissionais capacitados, devidamente educados sobre as políticas da empresa e do trânsito e com profissionalismo. Portanto, invista em treinamentos, capacitação e orientação!

Manutenção da frota

Outro fator essencial para garantir o sucesso de uma operação emergencial é ter a certeza de que sua frota está apta a atender esse tipo de demanda. Já imaginou atrasar ou deixar um cliente na mão, apenas por problemas mecânicos no meio do caminho?

Portanto, invista na sua gestão de frotas, controlando todos os cuidados necessários com a manutenção e o bom funcionamento dos veículos. Como dica, hoje há sistemas e aplicativos práticos que podem contribuir com esse trabalho.

Rastreamento da entrega

Por fim, um fator diferencial que sua empresa precisa ter durante as entregas urgentes é o monitoramento, em tempo real, de cada “passo” da operação. Hoje, graças à tecnologia, você tem a possibilidade de acompanhar tudo de forma online e com informações exatas. Ou seja, ninguém precisa ficar atrás dos motoristas para pedir previsões, quase sempre, falhas ou erradas.

Em um bom sistema de rastreamento voltado a gestão de frotas, você poderá receber do sistema instantaneamente os motoristas mais próximos de um chamado, podendo atender o cliente de forma mais rápida com menor gasto de deslocamento.

Sendo assim, modernize sua operação e garanta melhores experiências com o que há de mais atual no mercado.

Quais os benefícios que isso pode proporcionar às entregas?

Como dissemos, as entregas urgentes podem surgir de demandas especiais, ou mesmo, de uma rotina comum no setor de atuação do contratante. Sendo assim, seguir e atender a esses requisitos não é simplesmente uma questão de eficiência operacional, mas também de estratégia e diferenciação.

Confira, abaixo, algumas vantagens de estar preparado para atender às entregas urgentes de sua empresa:

  • garantia de satisfação do cliente;
  • lucratividade mais alta;
  • serviços especializados;
  • fidelização do cliente;
  • referência no mercado;
  • gestão de entregas mais eficiente.

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre como garantir entregas urgentes com mais eficiência, segurança e satisfação do cliente. Vale ressaltar que o treinamento dos funcionários, a boa manutenção da frota e o investimento em tecnologia são fatores estratégicos, capazes não somente de atender as demandas emergenciais, mas também de reduzir custos, otimizar as operações e proporcionar experiências diferenciadas no mercado.

Gostou? Quer mais dicas como essas? Então, segue a gente lá no Facebook, Twitter e LinkedIn para ficar por dentro das próximas novidades.

Posts relacionados