Gestão

Troca de pastilha de freio: como identificar o momento para isso?

Troca de pastilha de freio: saiba como identificar o momento para isso
Movisat
Escrito por Movisat

O sistema de frenagem de um veículo é uma das principais preocupações dos gestores de frota e dos próprios condutores. Um dos problemas é saber quando realizar a troca de pastilha de freio. Neste post, vamos saber mais sobre essa ferramenta e como identificar sinais de que é hora de trocá-la.

É importante que o gestor conheça os principais indicadores da manutenção de frota para uma administração eficiente. Assim, questões como a troca de pastilha de freio terão soluções mais imediatas. Mas vamos, agora, saber  um pouco mais sobre esse componente. Confira!

O que é a pastilha de freio?

Parte do sistema de frenagem, a pastilha de freio é uma das peças responsáveis por reduzir a velocidade do veículo por meio do atrito direto com o disco de freio.

Como são compostos, em geral, de ferro fundido, esses discos são mais resistentes em relação à própria pastilha de freio — construída com materiais como metais em pó e resina, o que a desgasta mais durante os atritos.

Como identificar os problemas?

O próprio condutor pode checar, manualmente, se é o momento de realizar a mudança. É possível ouvir sons diferentes quando se pisa no freio: se as pastilhas estiverem realmente gastas, acabam produzindo um ruído excessivamente metálico.

Outra sinalização importante, também emitida durante a frenagem, é o barulho. Esse som pode indicar se a pastilha foi instalada de modo errado. Algumas outras formas mais sutis podem ser utilizadas para descobrir se a pastilha já deve ser trocada. Um desses sinais é a folga do pedal, que faz com que o motorista tenha que pisar mais forte no freio.

Isso é especialmente perigoso, já que, em uma freada normal com a pastilha já desgastada, o carro vai demorar mais para parar completamente. Assim, as chances de acidente aumentam.

Para ter certeza de que a pastilha já está gasta além do limite aceitável, é necessário remover a roda. Assim, é especialmente importante que um mecânico de confiança realize esse diagnóstico, pois um profissional especializado vai saber observar formas diferentes para constatar o desgaste, como o exame por diferentes ângulos.

Quando é hora de realizar a troca de pastilha de freio?

Modelos de veículos mais novos e mais bem equipados costumam possuir, no painel, um indicador específico que mostra o nível de desgaste das pastilhas. Porém, automóveis dotados com essa tecnologia ainda são minoria no mercado.

Outra maneira eficaz de realizar a checagem se relaciona com a quantidade de quilômetros rodados do veículo. Quando chega aos 5.000 km, é uma boa ideia realizar a revisão nas pastilhas de freio presentes. A partir dos 3.000 km, a necessidade de alteração se torna obrigatória.

É essencial que os responsáveis pelos automóveis observem atentamente esses sinais e levem os carros ao mecânico sempre que uma dessas situações se manifestar. Quanto antes for realizada a troca, maior é a chance de que o veículo siga funcionando normalmente. Assim, a manutenção preventiva dessas ferramentas elimina custos maiores em longo prazo.

Para ter maior precisão em seus números, principalmente em relação à quilometragem, uma boa solução é contar com um rastreador veicular. Esse sistema, além de conferir um nível maior de segurança às suas rotas, vai reunir informações detalhadas sobre os veículos e facilitar a tomada de decisão na hora de trocar componentes.

Agora você já entende como é importante observar o estado geral do equipamento para realizar a troca de pastilha de freio de forma precisa. Além disso, a tecnologia é uma importante aliada na resolução desses problemas operacionais.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre gestão de frota? Então, aproveite a visita e leia agora mesmo o nosso artigo sobre a importância de ter a manutenção de veículos em dia!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This