O que é SLA de entrega e qual é a sua importância?

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O Service Level Agreement (SLA) é o contrato entre um fornecedor e o seu cliente, no qual são estabelecidos os requisitos mínimos de serviço que ele se compromete a cumprir. A importância do SLA de entrega está em garantir que o fornecedor esteja ciente dos requisitos do cliente e se comprometa a atendê-los.

Além disso, o SLA ajuda a minimizar problemas e atrasos na entrega do produto ou serviço, uma vez que estabelece prazos claros para cada etapa do processo. O contrato lida com diversos fatores, que vão desde pontos específicos da prestação de serviço, até questões emergenciais — por isso, é fundamental as partes definirem indicadores realistas.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais benefícios do SLA de entrega e como utilizá-lo. Acompanhe!

Quais são os principais benefícios do SLA de entrega?

Agora que você já viu uma breve introdução do que é SLA de entrega e qual é a sua importância, é chegada a hora de partir para os pontos mais importantes: os seus principais benefícios!

Garantia de qualidade

O SLA de entrega garante que os produtos e serviços serão entregues dentro dos padrões estabelecidos, o que assegura a qualidade do que foi comprado.

Redução de custos

Um bom SLA de entrega pode ajudar a reduzir os custos operacionais, pois evita retrabalhos e atrasos. Isso ocorre porque um SLA bem elaborado fornece uma base para as duas partes envolvidas no acordo se comprometerem com prazos e objetivos específicos.

Assim, todos os processos são realizados de forma mais eficiente, evitando problemas que podem surgir durante a execução do projeto.

Melhor relacionamento com o cliente

Cumprir o SLA de entrega demonstra profissionalismo e comprometimento com o cliente, o que fortalece o relacionamento e aumenta as chances de fidelização.

Produtividade

O aumento da produtividade é possível pois o SLA de entrega permite que as empresas identifiquem e priorizem os itens mais importantes para seus clientes, o que ajuda a evitar atrasos nas entregas.

Além disso, o SLA de entrega também permite que as empresas monitorem e melhorem seus processos internos, o que resulta em um fluxo de trabalho mais eficiente.

Pontualidade

A pontualidade é um dos principais benefícios do SLA de entrega. Isso significa que você pode ter certeza de que seus produtos serão entregues dentro do prazo acordado, o que é essencial para manter a satisfação dos clientes e reduzir as perdas financeiras causadas por multas de atraso e diárias.

Como utilizar o SLA de entrega?

Para aplicar o SLA na logística, é preciso considerar diversos fatores, como o tempo de transporte, o tempo de processamento do pedido e a disponibilidade do produto no estoque.

Além disso, é importante monitorar os resultados para garantir o cumprimento do contrato, o que é feito pela utilização de indicadores de SLA: um conjunto de métricas usadas para medir e monitorar o cumprimento dos requisitos do contrato, fornecendo uma visão geral do desempenho do provedor de serviços — para facilitar essa visualização, use um dashboard gerencial.

Entre os principais indicadores de SLA, estão:

  • OTIF (On Time In Full): mede a capacidade do fornecedor de cumprir com os prazos de entrega estabelecidos e em sua totalidade;
  • OTD (On Time Delivery): mede a porcentagem de pedidos entregues no prazo — a OTD é, normalmente, calculada com base em um período de tempo específico, como um mês ou um ano;
  • OTP (On Time Processing): mede o tempo do momento do pedido até a finalização do processo, com a entrega realizada com sucesso ao cliente;
  • TTS (Time to Ship): mede o tempo entre a confirmação do pedido e o momento do embarque.

Neste artigo, você viu o que SLA de entrega e a sua importância, além de conhecer os seus principais benefícios. Portanto, não perca mais tempo e comece a utilizá-lo agora mesmo em sua empresa!

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