Conheça os benefícios de usar um dashboard gerencial na empresa

3 minutos para ler

Enxergar tudo o que acontece na empresa é fundamental para um gestor. Afinal, é a partir desse conhecimento que se pode tomar as decisões mais certeiras, otimizar processos, reduzir gastos desnecessários e aumentar os lucros. Claro, isso não é uma tarefa fácil, mas pode ser simplificada com o uso de um dashboard gerencial.

Também chamado de painel de gerenciamento, o dashboard apresenta todos os dados necessários para administração da empresa ou de uma operação de forma simples e intuitiva, sendo capaz de gerar gráficos e infográficos a partir das informações coletadas. Ou seja, uma ferramenta indispensável para o dia a dia da gestão.

Neste post, vamos explicar como o dashboard funciona e por que se tornou uma ferramenta fundamental para o sucesso do seu negócio! Confira!

Afinal, o que é um dashboard gerencial?

É um tipo de painel de controle no qual é possível ver todas as informações que você necessita para tomar decisões referentes à empresa ou a um projeto específico. Imagine o painel de um carro.

Ali, é possível checar a quantidade de combustível, velocidade, temperatura do motor, entre outros. Com base nesses dados, você pode colocar mais combustível, reduzir ou aumentar a velocidade, e assim por diante.

O dashboard gerencial recolhe os dados relevantes para o seu negócio ou operação e os organiza, para que que o gestor consiga ver todas as informações ao mesmo tempo. Esses dados podem estar em forma de gráficos, tabelas, listas, entre outros. O ponto principal é que tudo isso deve estar visível sem barra de rolagem ou divisão de páginas.

Como funciona?

O dashboard funciona como um painel, mostrando todos os dados relevantes para administração da empresa, ou execução de determinada operação. Vale ressaltar que é fundamental definir quais dados são os mais relevantes e quais não precisam constar no painel.

Afinal, ele deve ter um design de fácil entendimento, e não apenas um grande compilado de dados, difícil de decifrar. Os dados para criação do dashboard, geralmente, são capturados a partir do sistema de gestão que já é usado pela empresa.

Pode até parecer um processo complicado, mas existem empresas no mercado, como a Movisat, que entregam um sistema de Business Intelligence (BI) pronto para o seu negócio.

Quais são as principais vantagens? 

Mais do que facilitar muito o dia a dia do gestor, otimizar operações e a gestão dos custos, a ferramenta oferece uma série de vantagens para a empresa. Entre elas, vale o destaque para redução dos riscos nas operações, alinhamento estratégico entre os setores e dentro do mesmo setor, acompanhamento de informações relevantes e até aumento da colaboração e produtividade das equipes.

É impossível negar que o dashboard gerencial é imprescindível para a gestão da empresa e, até mesmo, para o acompanhamento de uma operação. Afinal, além de deixar todos os dados relevantes em evidência, agilizando a tomada de decisão, ele tem impacto positivo, a longo prazo, no equilíbrio da empresa, evitando desperdício de recursos.

Agora que você já sabe que o dashboard gerencial é indispensável, entre em contato conosco e descubra a solução perfeita para o seu negócio!

Posts relacionados