O que é o romaneio de carga e qual a sua importância nas entregas?

3 minutos para ler

Toda gestão de frotas requer um controle enorme de dados e informações de cada operação realizada. Com isso, o bom uso do romaneio de carga, aliado a ferramentas tecnológicas modernas e inteligentes, torna-se uma estratégia fundamental para aumentar esse controle, reduzir os riscos de erros e falhas, além, é claro, de possibilitar uma maior produtividade da empresa. 

Pensando nisso, nós resolvemos preparar este post, exclusivamente, com dicas e informações úteis sobre o que é e qual a importância do romaneio de carga em sua logística. Vamos começar? 

Afinal, o que é romaneio de carga? 

De uma forma geral, podemos definir romaneio de carga como um tipo de documento utilizado pelas empresas para controlar o transporte de mercadorias, com o intuito de integrar, em um único lugar, as informações e os dados daquela operação em particular.

Com isso, o romaneio de carga engloba uma série de informações importantes para a entrega, como o volume carregado, a descrição dos produtos, as quantidades e outros dados que forem pertinentes para a gestão. 

Qual a importância do romaneio de carga? 

Além de melhorar o controle e a organização dos pedidos, o romaneio de carga é um grande aliado logístico no setor de distribuição e transporte. Afinal, o documento permite reduzir trocas, erros e faltas nas remessas, além de funcionar como “prova” de tudo o que foi carregado e saiu do estoque. 

Para exemplificar melhor a importância do romaneio de carga. separamos, a seguir, uma pequena lista com alguns benefícios relacionados à prática. Confira! 

Melhora da prestação de contas 

Pegando um gancho no que acabamos de falar, assim que uma carga é carregada no caminhão, automaticamente, ela passa a estar sob responsabilidade do motorista. Com isso, o romaneio de carga passa a ser o principal documento para a prestação quando do retorno à empresa. 

Por esse motivo, algumas empresas chegam a imprimir duas vias. Além disso, hoje, há softwares e aplicativos que podem ajudar nessa gestão de entregas, com avisos automáticos por SMS ou via software ao fim de cada operação. 

Facilitação da fiscalização de mercadorias 

O romaneio de carga lista todas as informações necessárias para o transporte de mercadoria. Sendo assim, em caso de fiscalizações, internas ou externas, é possível, por meio desse documento, conferir, de forma muito mais rápida e prática, o que está sendo transportado no veículo e evitar dores de cabeças.

Aumento da segurança da carga 

Em casos de sinistros, furtos e extravios, o romaneio de carga serve como documento de resguardo para a transportadora, até mesmo para solicitar o ressarcimento da seguradora. Vale ressaltar que, nesse quesito, o uso da tecnologia também se faz muito fundamental, como os sistemas de rastreamento do veículo, capaz até de evitar tais crimes e perdas das mercadorias. 

Enfim, essas são nossas dicas sobre a importância do romaneio de carga para a gestão das entregas em uma empresa. Evidentemente, com o avanço da tecnologia, esse trabalho se tornou mais fácil e prático e, hoje, é possível aumentar o controle, o monitoramento das operações e a geração de dados e informações, assim como evitar prejuízos e reduzir custos, com o uso de aplicativos e softwares. 

Gostou? Fique por dentro de outras dicas e novidades, assinando a nossa newsletter, e receba tudo em primeira mão! 

Posts relacionados