Como reduzir horas extras para garantir a produtividade da equipe?

4 minutos para ler

Reduzir horas extras de toda a equipe sempre foi uma das tarefas mais árduas dos gestores.Em um determinado momento, definiu-se que quanto mais horas os colaboradores trabalhassem diariamente, maior seria a produção da empresa. Entretanto, o que se tem notado é exatamente o contrário.

Isso porque essa situação tem sido observada como um dos indícios da falta de práticas eficazes de gestão e também porque, quando acontece, maior é o esgotamento dos profissionais na jornada seguinte. Para tanto, o gestor precisa implementar uma boa estratégia de como reduzir horas extras.

Existem episódios nos quais as horas extras são melhores aproveitadas e empregadas, como em períodos de aumento de vendas ou em oportunidades de crescimento expressivo no volume de trabalho. Porém, a recorrência delas pode causar efeitos negativos para o negócio, sobretudo se não houver uma cultura organizacional traçada visando à otimização das horas trabalhadas.

Ficou interessado em saber como reduzir horas para garantir a produtividade da sua equipe? Continue lendo o post e confira as dicas essenciais que separamos para você!

Estabeleça uma política de horas extras

Em sua maioria, os gestores sabem que a legislação trabalhista é a sustentação para a elaboração de qualquer estratégia que envolva atitudes relacionadas ao cotidiano dos colaboradores. A jornada de trabalho é orientada pela CLT e pela Constituição Federal. Além do mais, o Direito do Trabalho detém várias diretrizes a respeito da questão.

Qualquer desacato às normas legais pode provocar dificuldade para o empresário. Diante disso, é bastante relevante ficar atento à legislação e permanecer com um bom controle interno da prática de horas extras.

Determine um planejamento de rotas

O planejamento de rotas possibilita uma melhor organização do cronograma de entregas, permitindo uma maior otimização de todos os estágios que compreendem o sistema de distribuição. Entre os benefícios oportunizados pelo planejamento de rotas, tanto para a área de transportes quanto para as tarefas da empresa de maneira geral, podemos destacar:

Invista em relatórios de análise e de desempenho

Os parâmetros de satisfação permitem que a companhia mensure os resultados de suas práticas. Desse modo, é possível estabelecer o que tem dado certo e o que não está adequado. A partir desses dados, estabeleça alterações e reparos em sua estratégia.

O planejamento de rotas aperfeiçoa as práticas de entregas, que se transformam em mais certeiras, ágeis e rápidas. Para aprimorar os potenciais disso, é recomendado alinhar as estratégias por meio de um software que disponibilize relatórios de análise e ajude na gestão das tarefas. Um planejamento de rotas otimizado e eficaz coopera muito para a empresa, aumentando lucros, reduzindo custos e conquistando clientes.

Crie um banco de horas

Mesmo com todos os esforços, não tem jeito: eventualmente, as horas extras vão acontecer. Para evitar que todas elas se convertam em custos elevados para o negócio, uma excelente tática é criar um banco de horas.

Basicamente, ele serve para registrar o tempo a mais fora do horário de cada colaborador, fazendo com que elas se acumulem — como se fosse uma poupança, em que o tempo é a moeda corrente.

Assim, de acordo com esses créditos, o funcionário recebe folgas a mais ou maior flexibilidade de horário. É o caso do colaborador que acumulou 10 horas extras e recebe folga ou do que tem 2 horas e pode sair mais cedo em uma sexta-feira. Respeitando os acordos com sindicatos e questões da legislação, o ideal é reduzir horas extras de uma forma eficiente.

Além disso, não se esqueça de que é bastante significativo ouvir os colaboradores na hora de implantar os planos de ação. Eles podem ajudar a contribuir com ideias para reduzir as horas extras e não prejudicar a produtividade. Com isso, torna-se viável alcançar a maneira mais apropriada de como reduzir horas extras.

Gostou do post? Aproveite e saiba mais sobre como aumentar a produtividade da sua equipe!

Posts relacionados