Renovação de frota: saiba qual é o momento ideal!

Momento ideal para fazer a renovação de frota de veículos da sua empresa!

4 minutos para ler

Com o passar do tempo, mesmo com a manutenção em dia, é normal ocorrer a depreciação dos veículos e, como consequência gasto com reparos e até risco de acidentes. Diante disso, deve-se dar atenção para os cuidados com o meio de transporte da empresa, sendo preciso realizar a renovação da frota.

Esse processo de substituição é essencial tanto para manter a qualidade dos serviços prestados, garantir a lucratividade quanto para segurança da equipe, que pode utilizar um veículo mais moderno e com menos manutenção.

No entanto, dúvida entre os gestores e empresários é saber o momento ideal para fazer essa renovação. Por isso, preparamos este conteúdo com os principais pontos a se considerar de quando a frota precisa ser renovada. Acompanhe!

Quais os principais sinais de que a frota precisa de renovação?

Quando a frota precisa ser renovada, há alguns sinais que devem ser considerados para evitar possíveis problemas para a empresa e sua equipe. Dentre os principais, podemos citar os seguintes.

Gasto excessivo de combustível

O consumo de combustível é um dos itens que mais geram despesas quando falamos de frota. Embora alguns modelos de veículos possam ter um consumo maior de combustível devido às suas características. Quando o gasto se torna excessivo e muito acima da média, é sinal de que este está sofrendo a perda de eficiência.

Altos custos de manutenção

Independentemente do modelo do veículo, é importante realizar as devidas manutenções para manter a segurança e eficiência. No entanto, é preciso ter atenção com o aumento da frequência de manutenções, pois se for rotineira certamente haverá altos custos, além de prejudicar as entregas das mercadorias devido às paradas.

Perda da qualidade e eficiência

Para que as entregas sejam condizentes com as expectativas do cliente, é necessário que o veículo apresente um bom desempenho. Contudo, uma frota mais antiga pode perder a sua eficiência e exigir um maior tempo para manutenções, o que pode prejudicar a empresa em vários sentidos.

Tecnologia ultrapassada

A cada ano há lançamento de veículos mais robustos, com melhores desempenhos e tecnologias. Diante disso, os recursos dos automóveis ultrapassados tendem a ser menos funcionais e com maiores gastos.

O que deve ser considerado para definir o momento da renovação?

O momento certo para renovação exige uma boa gestão do setor financeiro e a observação do estado de conservação dos veículos. Além disso, é preciso considerar alguns itens a serem analisados, como:

  • desgaste: veículos desgastados exigem reparos contínuos e quando chegam ao limite podem elevar os custos com a renovação da frota;
  • valor comercial: a partir do momento que o veículo sai da loja, o seu valor comercial diminui e com o uso constante juntamente com o passar do tempo. Assim, substituir o veículo que ainda tem procura no mercado pode ser mais interessante;
  • tecnologia: a atualização das operações do veículo disponibiliza software, ferramentas e equipamentos mais modernos. Automóveis com essa defasagem em relação ao mercado precisam que a empresa renove os processos.

Quais as vantagens de optar pela renovação?

Ter uma frota renovada com veículos modernos favorece os processos da organização. Além disso, optar pela renovação de frota traz diversas vantagens. Veja a seguir as principais:

  • produtividade: veículos adequados conforme a demanda da empresa apresentam melhor desempenho, contribuindo para a produtividade da organização;
  • redução de custos: modelos de veículos novos não exigem manutenções corretivas, reduzindo os custos com impostos e depreciação;
  • maior segurança para a equipe: já que consiste em renovar a frota com veículos modernos com falhas técnicas reduzidas, oferecendo maior segurança para a equipe e sendo mais adequados para condução de cargas e passageiros.

Uma gestão eficiente é aquela que observa os processos da organização e busca sofisticá-los para que o negócio tenha mais êxito. Assim, com a renovação de frota é possível realizar entrega mais eficiente, garantindo a segurança do motorista e conquistando melhores resultados.

Esse conteúdo foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e receba outras informações valiosas como esta.

Posts relacionados

Deixe um comentário