Rastreamento de frotas de motos: qual é a importância e como fazê-lo?

3 minutos para ler

Com as cidades cada vez mais movimentadas e os clientes mais exigentes quanto à rapidez e à qualidade de entregas, o uso de motocicletas se tornou a solução para a logística de diversas empresas. Contudo, esse tipo de veículo requer cuidados extras para garantir a eficiência das entregas, como o rastreamento de frotas de motos. 

Além de ser possível acompanhar a movimentação das motos, essa ferramenta possibilita o recolhimento de dados fundamentais para a gestão de frotas — como o trajeto, o tempo de entrega e como o entregador está dirigindo.  

Neste post, você entenderá por que o rastreamento é importante, quais são as suas vantagens e, claro, o que fazer para implantar o sistema. Confira! 

Afinal, o que é o rastreamento de frotas de motos?

O rastreamento de frotas de motos é realizado pelo uso de ferramentas automáticas para acompanhar a rotina da frota. Assim como em veículos maiores, um pequeno equipamento é instalado na moto, programado para recolher e enviar determinados dados.

Isso pode variar de acordo com a frota e o propósito do gestor. Mas, de forma geral, eles mostram se os produtos são entregues no tempo certo, se houve trânsito ou algum impedimento no trajeto, qual é a localização da moto e se houve a necessidade de abastecer o tanque, entre outros fatores. 

É a partir desses dados que o gestor consegue otimizar as rotas, descobrir quais veículos precisam de manutenção, se há a necessidade de treinar os entregadores etc.

Quais são as suas principais vantagens? 

O rastreamento da frota de motos é utilizado para aprimorar a eficiência das entregas. Por isso, apresenta uma série de vantagens, que valem tanto para grandes frotas quanto para aquelas menores. 

Selecionamos quatro benefícios que valem o destaque. Confira:

  • segurança: o sistema permite saber onde o entregador está e, em caso de acidente ou roubo da moto, facilita acionar a emergência e solucionar o problema;
  • controle de despesas: o envio constante de dados faz com que seja fácil identificar veículos que precisam de manutenção antes do prazo estipulado ou que estão gastando mais combustível do que o ideal;
  • roteirização: o rastreamento possibilita uma análise mais aprofundada e objetiva das rotas, para que seja possível encontrar trajetos mais rápidos e seguros;
  • melhoria na gestão de frota: o sistema otimiza o recolhimento de dados, fazendo com que a gestão possa solucionar problemas ou implementar melhorias com mais facilidade e rapidez.

Como rastrear a sua frota de motos? 

Existem diversos softwares no mercado para quem deseja rastrear a frota, mas um mecanismo que não pode faltar é a telemetria. Esse sistema usa satélites ou ondas de rádio para enviar as informações, de modo que você as receba de imediato e possa tomar as decisões necessárias.

Como vimos, não dá para negar a importância do rastreamento de frotas de motos. Afinal, ele garante a eficiência das entregas e a segurança dos entregadores, além de otimizar a gestão de frotas. Ou seja, é a solução ideal para o setor logístico da sua empresa.

Agora que você já sabe a importância do rastreamento de frotas de motos, conheça as soluções da Movisat e encontre a perfeita para o seu negócio! 

Posts relacionados