4 vantagens do rastreador satelital para a gestão de frotas

3 minutos para ler

Os rastreadores veiculares são fundamentais nos processos de gestão de frotas. Eles são responsáveis pelo acompanhamento dos veículos no dia a dia como uma forma de controle e monitoramento, tanto dos bens quanto das cargas transportadas.

Contudo, é preciso fazer boas escolhas do tipo de rastreador para evitar perdas de transmissão e falhas no envio de dados, que podem representar problemas graves para uma boa gestão logística e controle de cargas.

Por isso, separamos as principais informações sobre uma das melhores opções atuais no mercado: o rastreador satelital. Entenda as 4 principais vantagens em sua utilização. Boa leitura.

1. Maior área de cobertura

Com o uso do rastreamento via satélite, há uma maior cobertura em relação a outros tipos (por exemplo, aqueles que utilizam rede de telefonia). Isso porque a tecnologia utilizada está menos suscetível a zonas sem cobertura, diferentemente de outras.

2. Aumento da segurança operacional

Outro ponto importante sobre o rastreador satelital é que ele oferece uma maior segurança no dia a dia, principalmente, porque viabiliza o uso de softwares de rastreio para acompanhar a transmissão dos dados enviados por satélite no dia a dia.

A partir disso, é possível não só ter uma maior certeza sobre o posicionamento atual do veículo, mas também, algumas outras questões, entre elas:

  • bloqueio imediato do veículo em caso de emergência (caso, por exemplo, seja possível verificar um desvio do caminhão da rota, o que pode sinalizar que o motorista pode ter cochilado durante o trajeto);
  • uso de sensores nas portas dos veículos para identificar aberturas em momentos inadequados;
  • envio e recebimento de mensagens entre a central da gestão de frotas e os motoristas.

3. Acompanhamento contínuo

A partir do uso do rastreador via satélite, é possível ter um acompanhamento contínuo consistente no dia a dia que permita verificar a localização em tempo real. Assim, a gestão aproveita para otimizar a rota para o seu profissional.

Com o rastreamento por satélite, pode-se utilizar, por exemplo, softwares de navegação que definem as melhores rotas, de acordo com o posicionamento e as condições de tráfego, em tempo real. Com isso, é possível otimizar trajetos e manter o tempo de entrega, minimizando eventuais atrasos.

Por exemplo, se o seu motorista está no caminho para um grande centro urbano e foi definida uma rota específica para ele cumprir, mas há trânsito no ambiente, o sistema pode identificar um melhor trajeto para cumprir. Dessa forma, as chances de problemas são reduzidas, cumprindo o prazo.

4. Maior estabilidade

O sinal de satélite tem maior estabilidade para as comunicações do que outras formas de rastreamento de veículos, no que diz respeito à cobertura. Isso acontece, principalmente, pela questão da amplitude.

Por exemplo, o rastreamento via telefonia depende da abrangência daquela operadora de celular, que pode não funcionar bem em determinadas regiões, por falta de antena. Já no caso do satélite, apenas poucas zonas não têm tanta abrangência (como túneis e subsolos).

A partir do rastreamento satelital, é possível ter melhores resultados na gestão de cargas no dia a dia. Para isso, é fundamental ter uma empresa de fornecimento do serviço que seja de qualidade, como a Movisat!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente!

Posts relacionados