Rastreador de caminhão: entenda agora como escolher!

3 minutos para ler

Um rastreador de caminhão é um dispositivo que permite monitorar diversos indicadores de um veículo, como velocidade, localização, motor e integridade da bateria.

O rastreamento de veículos permite que a empresa veja onde seus caminhões estão o tempo todo. Também possibilita conhecer em detalhes as rotas percorridas pelos motoristas, além de obter métricas para a otimização da eficiência da frota.

Mas você sabe como escolher um rastreador de caminhão? Nós ajudamos com algumas dicas!

Alertas personalizados

Uma das principais dicas para escolher um bom rastreador de caminhão é ver se ele conta com alertas personalizados. Ter a possibilidade de monitorar e corrigir o comportamento dos motoristas é um dos benefícios primordiais que um software de rastreamento de veículos oferece para as empresas. Os gerentes de frota são imediatamente notificados de quaisquer problemas, como excesso de velocidade, frenagem brusca ou aceleração.

Inteligência de dados

Além disso, um bom sistema de rastreamento de frota proporciona uma inteligência de dados. Ou seja, ele deve ser capaz de coletar dados e tratá-los a fim de fornecer informações para aprimorar a tomada de decisões, melhorar o desempenho da frota e otimizar a utilização de recursos.

Bloqueio em caso de roubo

O fato é que todo tipo de mercadoria necessita de rastreamento, pois o custo do sistema é muito mais baixo que o prejuízo decorrente de um roubo de carga. Assim, um sistema que apresente a possibilidade de bloqueio em caso de suspeita de incidente é essencial.

Por meio de um dispositivo, é realizado o bloqueio do veículo pela ignição ou pela injeção de combustível. Esse bloqueio pode ser acionado pelo próprio condutor ou pelo gestor da frota e, com esse sistema, não será possível movimentar o caminhão, prevenindo que a carga seja roubada.

Além disso, quando o dispositivo detecta um comportamento incomum, ele envia um alerta para o usuário, permitindo que este notifique as autoridades competentes.

Mapas atualizados

É importante ressaltar que de nada adianta rastrear um veículo se o mapa presente no dispositivo não mostra fielmente a localização de todos os pontos fixos. O tempo todo são construídos ou demolidos prédios. Por essa razão, deve-se contratar um sistema de monitoramento que realize sempre a atualização dos mapas, a fim de disponibilizar a localização do veículo por toda sua rota e mostrar os pontos de referência de forma precisa e fidedigna.

Hoje em dia, o rastreador de caminhão é um investimento com excelente custo-benefício para qualquer empresa que deseja ter a sua frota operando com mais eficiência e segurança. Também vale lembrar que é muito importante contar a ajuda de um parceiro especialista e experiente, como a Movisat, para implementar essa tecnologia.

A Movisat é uma empresa de tecnologia, com foco na gestão de frotas e de equipes externas. O nosso objetivo é automatizar processos de rastreamento para gerar valor e melhorar o desempenho dos nossos clientes.

As informações deste post foram úteis para você? Então, entre já em contato conosco e veja de que maneira podemos ajudar você com o rastreamento da sua frota!

Posts relacionados

Deixe um comentário