Entenda como criar um plano de logística agora!

4 minutos para ler

Como se preparar para enfrentar os diferentes desafios e obstáculos de um negócio? Não é aconselhável confiar unicamente na intuição. Para lidar com mais tranquilidade com as operações no dia a dia do gerenciamento de frota, é essencial definir um plano de logística.

Com ele, é possível colocar no papel todos os pormenores da sua operação, corrigir práticas inadequadas e colocar a tecnologia de ponta a serviço dos seus objetivos. Neste post, falaremos mais sobre como criá-lo. Siga a leitura!

O que é um plano de logística?

O plano de logística proporciona aos gestores a possibilidade de desenvolver padrões diferenciados para a realização de todas as tarefas necessárias. Isso envolve desde a chegada dos recursos até a entrega do produto ao cliente final.

Assim, as empresas conseguem se preparar melhor para conduzir diferentes operações cotidianas. Além disso, será mais fácil identificar práticas inadequadas em logística e o que precisa ser corrigido para evitar prejuízos já no curto prazo.

Como criar um plano de logística?

A tecnologia cumpre um papel fundamental no cumprimento integral de um plano de logística, mas outras etapas devem ser observadas. Vamos conhecê-las!

Defina o orçamento

A base da definição de todo plano operacional é a delimitação das diretrizes orçamentárias — isto é, quanto dinheiro será aplicado para consolidar esse planejamento.

Assim, os gestores devem avaliar as diferentes demandas operacionais e definir o que é prioritário para o negócio. As entregas devem ocorrer com mais agilidade? É preciso ter mais controle das manutenções realizadas? Questões como essas devem ser levadas em conta.

Invista em tecnologia

A tecnologia aplicada ao setor de logística otimiza diferentes etapas e atividades das empresas. Soluções digitais como o sistema de rastreamento e o dashboard gerencial garantirão o melhor aproveitamento dos recursos — um componente fundamental de todo plano de logística.

Estabeleça indicadores de desempenho

Definir bons indicadores de desempenho logístico não pode ser uma etapa negligenciada no momento de criar um plano operacional. Isso porque eles ajudarão os gestores a visualizar os resultados da estratégia e realizar ajustes, caso seja necessário.

Organize a empresa de acordo com as tarefas

O sucesso de um plano de logística passa, também, pela disposição do espaço no qual as operações ocorrem. Assim, é fundamental diminuir a distância entre os pontos sequenciais de cada tarefa.

Assim, podemos citar o exemplo de uma empresa de gerenciamento de frota: se os caminhões são posicionados em um local muito distante das entregas que os condutores devem levar, a companhia perde tempo e, consequentemente, dinheiro. Além disso, as operações sofrerão atrasos contínuos.

Quais são os seus principais benefícios?

A logística envolve uma cadeia inteira de atividades gerenciais e operacionais. Elas devem funcionar em perfeito alinhamento para que a empresa se destaque em um mercado acirrado.

Podemos dizer que o plano de logística é a manifestação mais prática desse alinhamento. Ele é fundamental para que as empresas consigam obter mais agilidade e melhores resultados.

Com um planejamento bem executado, será possível desenvolver projetos customizados de acordo com o perfil de cada cliente e as próprias condições de entrega. Os gestores estarão preparados para lidar com os obstáculos que possam surgir, como a necessidade de refazer uma rota ou lidar com cargas mais sensíveis.

Para que o plano de logística funcione de forma adequada, é essencial alinhar os objetivos à tecnologia apropriada do setor. Com os gestores mais informados sobre as condições dos veículos e com a possibilidade de acompanhamento em tempo real, as operações fluem com mais tranquilidade.

Gostou do post e quer saber mais sobre como cortar despesas sem perder o padrão de excelência? Então, aproveite a visita e leia o nosso post sobre como melhorar o controle de gastos em sua frota!

Posts relacionados