Conheça os erros de logística mais comuns e saiba como evitá-los

4 minutos para ler

Todo supply chain depende de operações bem-sucedidas para garantir o bom funcionamento do negócio. No entanto, ainda com todos os esforços, é normal que existam alguns erros de logísticas no dia a dia, que acabam afetando o desempenho da cadeia e, em alguns casos, podem até trazer sérios prejuízos para a empresa. 

Sendo assim, cabe à gestão sempre buscar soluções inteligentes e eficazes para evitar tais erros ou, pelo menos, minimizá-lo e garantir a otimização dos processos. 

Pensando nisso, preparamos este post, destacando quais são os principais erros de logísticas que as empresas cometem, além de algumas dicas para saná-los. Continue a leitura!

Considerar o supply chain como uma estrutura fixa

Já foi tempo em que a cadeia de suprimentos se limitava aos processos operacionais. Hoje, com o aumento da competitividade e da inovação de tecnologias e métodos, esse setor passou a ser, cada vez mais, parte estratégica de um negócio e, consequentemente, precisa ser flexível e adaptável às necessidades do mercado. 

Sendo assim, não hesite em realizar mudanças estruturais em sua logística inbound, estudando cada etapa de seu supply chain, desde o recebimento dos itens em seu armazém, até o processo de picking e check-out. Se necessário, invista em tecnologias como sistemas de gestão (WMS), reestruture o layout do estoque, pesquise por novas estruturas de armazenagem etc. 

Não trabalhar com métricas de desempenhos claras 

Um setor de distribuição que não monitora seu desempenho, dificilmente conseguirá gerir seus gargalos, falhas e erros de logística. Afinal, para se tomar decisões mais assertivas e realizar mudanças estratégicas, o mais recomendado para a gestão é mensurar dados e informações de seus processos. 

Para isso, indica-se trabalhar com KPIs (indicadores de desempenho), que podem ser criados dentro dos mais variados setores e etapas da cadeia, com o intuito de obter o máximo de dados e informações daquele processo, mensurá-lo e, por fim, avaliar e tomar as decisões. 

Não acompanhar os custos operacionais 

Um dos erros de logísticas mais graves para uma gestão é o não acompanhamento de seus custos. Afinal, qualquer operação, mínima que seja, sempre envolverá gastos — nenhum centavo deve ser desconsiderado.

Se a sua empresa apenas elabora uma planilha de fretes e de precificação de produtos, é bom ficar de olho nos mínimos detalhes e, principalmente, nas possíveis mudanças externas. Por exemplo, se um novo pedágio é construído, aumentarem o valor do combustível ou se o governo muda a atual tabela de frete, pode ser grande o impacto financeiro na operação. 

Não investir em tecnologia

Hoje, a tecnologia é fator essencial dentro de qualquer operação realmente eficiente. Sem ela, dificilmente os demais erros de logística citados acima poderão ser sanados de forma eficaz. Por meio de ferramentas tecnológicas específicas, uma empresa consegue otimizar desde a gestão de seus estoques até o monitoramento online de suas entregas, o que consequentemente, impacta na redução de custos, na roteirização estratégica e no aumento da produtividade do negócio. 

Enfim, esses foram alguns dos erros de logística mais comum. Como vimos, cabe à gestão se flexibilizar perante as ocorrências e buscar melhorias contínuas dentro das operações. Para isso, é imprescindível se organizar, planejar, avaliar caso a caso, tomar decisões assertivas e, se necessário, estar aberto às mudanças. Por fim, vale reforçar que nada disso é possível sem o uso da tecnologia. Portanto, invista em ferramentas modernas e inteligentes, minimize as falhas e alcance um lugar de destaque no mercado. 

Gostou? Conhece mais alguns erros de logística comum nas empresas ou ficou com alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário! Nossos especialistas ficarão felizes em ajudar.

Posts relacionados