Quais indicadores observar para economizar no consumo de combustível

4 minutos para ler

Reduzir o consumo de combustível é uma meta para todos aqueles que têm veículo próprio. Quando falamos de gestores de frotas inteiras, então, essa preocupação é ainda maior. Neste post, vamos falar de alguns itens que devem ser observados para economizar nos abastecimentos.

Além dessas dicas, ainda é possível contar com tecnologias apropriadas para otimizar os resultados. Preparamos um conteúdo com os indicadores que influenciam no consumo e ainda separamos uma solução digital que atua diretamente na solução do problema.

Boa leitura!

Calibragem adequada

É bom lembrar que os pneus são o ponto de contato direto do veículo com solo. Assim, são fatores que influenciam o consumo de combustível por conta da resistência ao rolamento.

Opções mais sustentáveis são boas soluções para reduzir os abastecimentos, já que apresentam baixa resistência. Além disso, os condutores devem ficar atentos ao nível adequado de calibragem, sempre de acordo com a pressão recomendada pelos fabricantes.

Pneus com pressão regulada em valores significativamente abaixo das recomendações (10% ou mais, por exemplo) vão resultar em um aumento no gasto de combustível. Portanto, a calibragem deve ser realizada pelo menos a cada 15 dias — ou, em caso de tráfego constante por vias em condições precárias, de forma semanal.

Alinhamento das rodas

Outro fator importante a ser observado é o desalinhamento das rodas, que também resulta em uma maior resistência ao rolamento adequado dos pneus. Desse modo, uma boa medida é realizar o desalinhamento a cada 10 mil quilômetros ou sempre que o veículo passar por buracos de forma mais abrupta.

Além disso, ruídos incomuns nas curvas (quando os pneus “cantam”) e sinais claros de desgaste nos ombros do composto são indicativos de que o alinhamento das rodas precisa ser feito de forma mais urgente.

Ar-condicionado

Há uma curiosa relação entre o uso desse equipamento e a segurança. Como muitos dos motoristas transportam cargas valiosas e percorrem trajetos nem sempre tão seguros assim, o ar-condicionado costuma ser a solução mais recorrente para lidar com o calor e ainda manter as janelas fechadas — o que ajuda na proteção contra assaltos e ataques.

Porém, após os 40 km/h, o combustível começa a ser consumido em excesso. Não é necessário eliminar sumariamente o ar-condicionado, mas é uma boa ideia dosar melhor a utilização. Muitas vezes, a temperatura ambiente dentro do veículo já caiu, mas o condutor se esquece de desligar o equipamento.

Outra boa medida é desligar o ar-condicionado sempre que o destino estiver próximo. Vale a pena lembrar que alterar a temperatura do aparelho ou diminuir a velocidade da ventilação não modifica o consumo, já que o compressor continua em pleno funcionamento.

Combustível adulterado

A adulteração de combustível é um problema sério, tanto para o comércio como pelos danos graves que causam aos motores dos carros. Além disso, o aumento significativo no consumo é outro efeito colateral perigoso decorrente desses produtos modificados.

Como se não bastasse, existem diferentes níveis de adulteração. Nos casos mais problemáticos, o motorista começa a experimentar problemas na tocada do carro e só se dá conta disso quando realiza a checagem da média de consumo no computador de bordo ou na bomba.

Como pudemos ver no post, diversos fatores influenciam no consumo exagerado de combustível. Para obter uma maior precisão nesse controle, uma solução digital de alto nível é uma ótima aquisição para agregar valor ao seu negócio.

Para realizar o registro de abastecimentos e mensurar a média de consumo de combustível, nada melhor do que investir em um software de gestão. Com essa tecnologia, é possível obter detalhes de todas as operações relacionadas, além de informações sobre motoristas, valores dos gastos e cadastro de postos.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre gerenciamento de frotas e tecnologias aplicadas à logística? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Posts relacionados