Dicas

Confira dicas do que fazer quando um motorista desvia de rota!

desvio de rota
Movisat
Escrito por Movisat

A adoção de tecnologias melhorou muito o gerenciamento logístico das empresas. Porém, ocorrências como o desvio na rota provam que o fator humano ainda influencia nas entregas e nos itinerários. Neste post, vamos saber mais sobre o que fazer nessa situação!

Com soluções digitais aplicadas ao gerenciamento de frota, é possível monitorar todos os trajetos e identificar pontos de melhoria na conduta do motorista. Contudo, uma simples conversa pode resolver o dilema. Vamos conhecer melhor as dicas sobre as ações necessárias para coibir a prática? Boa leitura!

Converse com o motorista

Uma das principais funções do bom gestor é garantir que o relacionamento entre os colaboradores seja saudável e respeitoso. Um meio de alcançar essa harmonia é ouvir o que os profissionais têm a dizer e desenvolver a confiança necessária para que essas pessoas se sintam motivadas a contribuir ativamente para a companhia.

Nesse sentido, chamar o condutor que tem modificado o itinerário para uma conversa franca é uma medida essencial para descobrir os motivos de tal comportamento. Mesmo que as justificativas apresentadas pelo motorista sejam razoáveis, é preciso esclarecer que o desvio de rota pode ocasionar problemas sérios para todo o negócio.

Nesse momento, a conversa pode ser mais amistosa, com o intuito de oferecer ajuda e compreender as motivações. Muitas vezes, o motorista pode se desviar da rota quando há risco para a segurança do profissional ou para evitar desgastes pelo trânsito em vias esburacadas e em más condições.

Nesse sentido, para planejar melhor suas rotas e combater os imprevistos, é uma boa ideia implantar um sistema de gestão online, que vai gerar relatórios destinados a otimizar os trajetos e entregas.

Aplique advertências

Caso o condutor apresente mau comportamento mesmo após a conversa mais direta e as orientações passadas, pode ser o momento de aplicar uma advertência por escrito. Desse modo, o gestor age de maneira mais incisiva e informa ao colaborador que punições mais severas podem ser aplicadas se os desvios de rota continuarem.

É importante notar que o desrespeito contínuo às diretrizes sinaliza que esse profissional não está interessado em se adequar às normas da organização. Esse comportamento precisa ser coibido para que as práticas não influenciem os outros colaboradores e para garantir que a empresa leve a prestação dos seus serviços muito a sério.

Assim, cabe ao gestor de frotas procurar as medidas administrativas mais adequadas para otimizar o gerenciamento das operações e agregar valor à empresa.

Como identificar se um motorista saiu da rota?

Um sistema de rastreamento de alto nível conta com uma funcionalidade específica, capaz de disparar alertas no sistema e no e-mail caso ocorram desvios na rota. Com a implantação dessa solução digital é possível ter acesso aos seguintes benefícios:

  • planejamento de rotas eficiente;
  • alerta de irregularidades;
  • monitoramento em tempo real.

Essa funcionalidade do monitoramento, inclusive, vai conferir um nível elevado de segurança geral para a sua frota. Isso se explica pelo fato de que a tecnologia conta com uma central de vigilância que opera 24 horas por dia, garantindo uma defesa sólida para seus carros contra furtos e roubos.

Não para por aí: há um acionamento de botão de pânico. Essa funcionalidade proporciona proteção para que os seus motoristas cumpram os itinerários de frotas. São diversas atualizações de posicionamento do seu veículo obtidas em menos de um minuto.

Como pudemos ver no post, é essencial reforçar a importância de evitar desvios para não ocasionar prejuízos à empresa. Para isso, uma conversa franca com o condutor pode revelar os motivos das alterações nos itinerários.

Porém, é ainda melhor saber que o gestor pode contar com a tecnologia para identificar o desvio de rota em tempo real. Assim, além de gerar conhecimento relevante para a empresa, a ferramenta vai garantir que o próprio condutor saiba que está sendo monitorado.

Gostou do conteúdo e quer compartilhar a sua opinião conosco? Então, não hesite em deixar um comentário neste post e se juntar à discussão!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This