Direção segura: 5 erros comuns

Direção segura: 5 erros que impedem que ela aconteça!

direção segura
3 minutos para ler

A gestão de frota deve se preocupar com diversos aspectos, como o cuidado dos caminhões, a orientação dos motoristas e o planejamento de rotas. A direção segura é outro fator importantíssimo para a empresa. Afinal, ela evita acidentes e transtornos que podem prejudicar as operações.

Neste artigo, apresentaremos 5 erros que impedem a direção segura e prejudicam as operações da frota. Continue a leitura!

1. Falta de manutenção

Um dos modos de garantir uma direção segura é cuidando da manutenção dos caminhões. Antes de colocar qualquer veículo para fazer os trajetos, é imprescindível fazer um check-up. 

Lembre-se de verificar o funcionamento dos freios e faróis, o nível de água no radiador, o desgaste dos pneus, entre outros aspectos relevantes. Esse cuidado é essencial para que o motorista tenha tranquilidade e segurança para trabalhar. 

2. Uso errado do farol alto

A direção segura não envolve apenas o que o motorista faz para o seu próprio veículo, mas como ele altera a percepção de todos que estão ao redor. O farol alto atrapalha os outros motoristas, tirando a visibilidade da pista para aqueles que vêm na direção contrária. Quem está à frente também se incomoda com a luz.

Tais aspectos podem provocar acidentes, já que eles não conseguem ver de modo adequado. Por isso, o farol alto deve ser usado apenas em locais com pouca iluminação e com baixo fluxo de veículos, para não se tornar um incômodo.

3. Não respeitar o limite de velocidade

Outro erro que deve ser evitado é não respeitar o limite de velocidade. A pressa muitas vezes leva a algum tipo de acidente, sendo que, nesses casos, o atraso será ainda maior, prejudicando o tempo de viagem. 

Portanto, é fundamental respeitar o limite máximo de velocidade permitida, mantendo sempre velocidade moderada que permita o bom trânsito dos veículos na estrada.

4. Não manter distância do veículo da frente

A velocidade e o peso do caminhão são fatores que influenciam a capacidade de freá-lo. Por isso, uma distância segura do veículo da frente é importante para ele conseguir parar, sem causar algum tipo de acidente. 

Ao manter distância do veículo à frente, o motorista tem mais tempo para agir em uma situação de emergência. Esse espaço dá tempo para reduzir a velocidade, frear ou desviar do outro veículo.

5. Falta de cuidado nas ultrapassagens

A pressa pelo término da viagem pode levar os motoristas a forçarem algumas ultrapassagens. Entretanto, essa prática deve ser feita com todo o cuidado. Os profissionais devem andar sempre pela direita e só ultrapassar veículos com carga pesada. 

Além disso, é importante saber esperar o momento certo. Sendo assim, é importantíssimo evitar ultrapassagens em curvas, lombadas, pontes ou trevos, que trazem mais riscos e prejudicam a segurança

Neste artigo, apresentamos alguns erros que impedem a direção segura. O treinamento dos motoristas é uma forma de corrigir esses problemas e evitar dores de cabeça. Portanto, vale a pena investir na orientação correta dos seus colaboradores e garantir que eles sigam as melhores práticas na estrada. 

Gostou das dicas sobre esse tema? Então, aproveite para seguir nosso Facebook e Twitter e receba outras informações relevantes para a gestão da sua frota!

Você também pode gostar

Deixe um comentário