Descubra já como fazer um controle de frota mais eficiente na empresa

3 minutos para ler

Uma empresa que lida com processos logísticos deve cuidar de todos os detalhes que envolvem essa atividade. Um controle de frota eficiente é fundamental para que os resultados dessa operação sejam mais satisfatórios. 

O objetivo é planejar e monitorar os processos de entradas e saídas de veículos, a fim de fazer ajustes e um controle efetivo. Quando esse procedimento ocorre de forma eficiente, traz diversos benefícios para a organização. Ele contribui para evitar gastos desnecessários, otimizar os recursos, melhorar a tomada de decisões, entre outras vantagens. 

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas para fazer um controle de frotas eficiente. Confira nossas sugestões!

Faça um diagnóstico da frota

O primeiro passo é mapear os veículos envolvidos e as operações realizadas. Para isso, você pode usar informações dos últimos anos ou meses. É preciso verificar todos os gastos que envolvem essas operações, como custo com combustível e manutenção. O objetivo de conhecer esses dados é ter uma visão completa sobre os veículos da frota, identificar as dificuldades e pensar em soluções. Desse modo, o gestor consegue verificar as etapas que precisam de correções, tendo informações para buscar melhores práticas. 

Realize manutenções preventivas

Outro passo importante é a realização de manutenções preventivas. Elas evitam que a frota fique fora de circulação devido a conserto, o que não gera custos pela ociosidade dos veículos. Além disso, ela também reduz os gastos não planejados com trocas de peças, trazendo boa economia para o negócio. 

Quando os caminhões estão nas condições ideais, a empresa consegue cumprir seus prazos, aumentando a satisfação dos clientes. Portanto, vale a pena preservar os veículos e evitar manutenções corretivas, que são mais demoradas e custosas. 

Treine os colaboradores

A forma de conduzir dos motoristas afeta diretamente o consumo de combustível e o desgaste do veículo. Portanto, vale a pena investir em treinamento e capacitação, ensinando todos os colaboradores como cada processo deve ser feito. Um motorista capacitado aumenta a probabilidade de sucesso nas operações, contribuindo para os resultados da organização. 

Planeje as rotas

O planejamento de rotas é fundamental para que essa operação seja eficiente. É preciso pensar nos melhores trajetos, sabendo aproveitar entregas na mesma região e otimizando a produtividade de cada veículo. Além disso, entender a rota permite evitar caminhos mais arriscados para a vida do condutor, oferecendo, assim, maior segurança. 

Utilize um sistema de gestão

O controle da frota precisa da tecnologia para ser mais ágil e preciso, sendo que a utilização de um software de gestão é essencial nesse contexto. Ele permite comparar o trajeto real com o previsto, saber o planejamento de saídas do veículo e ter acesso a outros dados, que facilitarão a tomada de decisão do negócio. 

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para melhorar o controle de frota da sua empresa. A tecnologia é fundamental para otimizar esse processo, trazendo agilidade e precisão. A Movisat disponibiliza diversas opções para qualificar a gestão dos veículos, contribuindo com os resultados da sua empresa. 

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para conhecer nossas soluções e encontre a alternativa ideal para a sua organização!

Posts relacionados

Deixe um comentário