Veja aqui como funciona a capacidade de carga de caminhões!

4 minutos para ler

Respeitar as regras de trânsito e a legislação aplicável nas entregas de carga não é apenas uma questão de reputação no mercado. Ultrapassar o limite de materiais transportados compromete a segurança do condutor e a própria integridade física do veículo.

Também é importante entender que a capacidade de carga de caminhões varia de acordo com cada veículo. Pensando justamente nisso, preparamos este post para que você conheça as diferenças entre os principais modelos de veículos e os riscos de transitar com excesso de peso. Boa leitura!

Como funciona a capacidade de carga de caminhões?

Por mais robustos que pareçam ser, os caminhões contam com um limite de carga que precisa ser respeitado. Todo material consegue suportar um determinado peso, o que não é diferente com os componentes utilizados na fabricação desses veículos, como metais e borrachas.

Os engenheiros e responsáveis pela projeção do automóvel realizam diversos cálculos e testes exaustivos para determinar qual é a capacidade máxima que o caminhão suporta sem avarias ou desgastes excessivos. Esse valor é registrado no próprio veículo, e é fundamental respeitá-lo, até para não colocar os seus condutores em risco.

Quais são os principais tipos de caminhão?

Alguns dos modelos mais encontrados nas estradas brasileiras hoje são o VUC (Veículo Urbano de Carga, também conhecido como 3/4) e o Toco (semipesado). O primeiro tem menor porte e é utilizado em estradas ou mesmo dentro das cidades. Suas medidas são restritas a até 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento, e sua capacidade é de até 3 toneladas.

Já o Toco é caracterizado por dois eixos em sua carroceria, na parte da frente e atrás do veículo. Mais robusto, ele chega até os 14 metros de comprimento e 16 toneladas, podendo transportar até seis mil quilos. Costuma ser utilizado para transporte de cargas gerais e até no transporte de bens pessoais em mudanças.

Por fim, temos o Truck, também conhecido como 6×2. Ele conta com a mesma medida de comprimento do Toco, mas um diferencial significativo nos seus eixos: um deles recebe força direta do motor, para incrementar o desempenho do veículo, o que garante o transporte de cargas mais pesadas. Assim, ele suporta de 10 a 14 toneladas, e seu peso pode chegar até os 23 mil quilos.

Além desses modelos, é possível encontrar carretas que transportam mais de 40 toneladas, como os de três eixos e aquelas conhecidas como cavalos trucados.

Quais são os perigos para os que não respeitam os limites?

Agora, conheceremos os principais riscos de se desrespeitar a capacidade de carga de caminhões.

Maior probabilidade de acidentes

Com excesso de peso no veículo, o desempenho do caminhão sobrecarregado fica seriamente comprometido. Ele passa a ter maior dificuldade para parar, já que os seus freios superaquecem, da mesma forma que demora a atingir a velocidade necessária.

Consumo elevado de combustível

Quando os gestores e os motoristas mantêm seus caminhões operando dentro do limite indicado de transporte de carga, eles obtêm uma redução do uso de combustível. Assim, além de emitir menos poluentes, a empresa economiza de forma significativa.

Para garantir que esses níveis de utilização de combustível estejam dentro das metas, é interessante investir em um software destinado à gestão otimizada dos abastecimentos. Desse modo, sua empresa consegue controlar de forma mais precisa o consumo — e, caso você encontre discrepâncias, ainda é possível verificar se os caminhões estão operando acima do limite de carga.

Penalidades de trânsito

Além dos riscos relacionados à possibilidade de acidentes, o gestor de frota pode sofrer outros danos financeiros ao desrespeitar o limite de carga: penalidades para quem insiste em rodar com excesso de peso.

Entre elas temos a multa, a perda significativa de pontos na carteira e até a apreensão do veículo. Seus valores dependerão da quantidade de peso excedido, mas as infrações podem ser classificadas mesmo como gravíssimas, prejudicando a reputação da sua empresa e avariando o veículo.

Por tudo isso, enfim, é importantíssimo respeitar a capacidade de carga de caminhões. Como vimos ao longo do post, tecnologias como a gestão de abastecimentos ajudam você a controlar a sua fruta de forma apurada. Pense nisso!

Então, gostou da leitura? Se quiser continuar recebendo nossos conteúdos, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados