Como melhorar o relacionamento com os clientes e prestadores de serviço? Uma forma de fortalecê-lo é garantir que todos os prazos sejam cumpridos. Dessa maneira, você mantém a reputação da sua empresa em alto nível e gera mais oportunidades de negócio.
Entretanto, por mais simples que esse objetivo possa parecer, é importante conciliar melhorias nos processos internos com tecnologia adequada à logística. Só assim será possível evitar, de forma eficiente, o atraso na entrega de carga.
Pensando nisso, preparamos um artigo especial com dicas destinadas a otimizar os seus serviços. Acompanhe conosco!
1. Melhore a comunicação interna da empresa
Ruídos na comunicação no setor logístico causam problemas graves, impactando negativamente nos resultados obtidos, nas finanças e no próprio relacionamento com fornecedores e clientes.
É possível verificar o nível de comunicação interna dentro do seu negócio com algumas questões simples: qualquer um dos seus colaboradores conseguiria responder uma dúvida específica de um cliente? Essas informações estão disponíveis para eles?
Dessa forma, é essencial garantir que os profissionais estejam devidamente informados sobre questões, como o andamento das entregas e dos prazos. Não adianta muita concentrar esse conhecimento em alguns poucos colaboradores e deixar outros setores vulneráveis.
2. Faça o cálculo dos riscos
Imprevistos afetam diferentes tipos de negócio, mas os gestores mais talentosos devem preparar-se para lidar com os diversos obstáculos que aparecem — principalmente aqueles que podem ocasionar atrasos significativos.
Para garantir a credibilidade dos serviços prestados pela sua empresa, é uma ótima medida investir em estruturas capazes de gerenciar remessas em caráter de urgência, por exemplo.
Para isso, considere a aquisição de um bom sistema de gestão de entregas para ampliar o desempenho operacional da organização. Dessa forma, você terá um controle automatizado e intuitivo para gerenciar as suas demandas.
3. Acompanhe a entrega em tempo real
Graças à evolução das tecnologias aplicadas à logística, é possível contar com o monitoramento de entregas em tempo real. Assim, o seu negócio consegue combater os fatores que levam ao atraso e otimizar os processos internos como um todo.
Uma ferramenta desse tipo confere um nível superior de rastreamento, garantindo a comunicação com os condutores e o acompanhamento dos veículos durante todo o trajeto.
Além disso, os profissionais alocados dentro da empresa podem entrar em contato com os motoristas e avisá-los sobre acidentes na rota e garantir que esse percurso possa ser modificado sem prejuízo ao cliente.
4. Apure o processo de distribuição
É importante notar que todo o processo de distribuição inicia-se logo na separação do material solicitado até a entrega ao cliente final. Assim, os colaboradores precisam localizar o material no estoque de forma ágil e garantir que esse primeiro passo ocorra sem problemas.
Depois, temos o transporte do material, que pode ser otimizado com um planejamento otimizado de rotas e o acompanhamento dos motoristas por meio de um sistema de gestão. O painel dessa ferramenta oferece estatísticas atualizadas sobre o status de cada entrega.
Com esse acompanhamento próximo, sua empresa garante um relacionamento satisfatório com o cliente, já que cada passo que envolve a distribuição será monitorado de perto — evitando, assim, todo tipo de atraso na entrega de carga.
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