Agregamento de caminhão: veja as vantagens e desvantagens disso

4 minutos para ler

Em muitas empresas, além de colaborador com registro CLT e modalidades de trabalho autônomo, existem pessoas que fazem o agregamento de caminhão — trabalham com frete e fazem parceria com uma empresa, apesar de não haver vínculo empregatício. A fim de suprir uma agenda de fretes, o número desses profissionais tende a aumentar a partir de uma demanda das empresas.

O fato é que, ao contrário do profissional registrado, um autônomo que faz o agregamento de caminhão trabalha com o seu próprio veículo e assume totalmente a responsabilidade sobre ele, liberando a empresa contratante de certas responsabilidades que envolvem o transporte de mercadorias.

Neste post, falaremos sobre o agregamento de caminhão, suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura!

O que é agregamento de caminhão e como funciona?

O agregamento de caminhão ocorre quando um proprietário de veículos, sendo autônomo ou pequeno empreendedor, começa a atuar de forma fixa para uma empresa ou transportadora. Para tal, um contrato é assinado pelo dois lados envolvidos e, de acordo com as determinações do acordo, o motorista começa a fazer fretes e entregas para a empresa, sem que haja vínculo empregatício.

Quais são as principais vantagens do agregamento de caminhão?

Conheça agora algumas vantagens do agregamento de caminhão!

Menos preocupação com manutenções

Quem trabalha com gestão de frotas e logística, sabe bem que os veículos demandam altos custos, com as operações em si e a manutenção dos automóveis utilizados. Afinal de contas, eles exigem cuidados frequentes e, muitas vezes, são altos os valores envolvidos.

Quando a empresa faz o agregamento de caminhões, o responsável por essa prática é o motorista ou proprietário do veículo, assegurando menos riscos de acidente e menores gastos. 

Redução de custos

Para a empresa, o agregamento de caminhão ocasiona a redução de custos com a logística. Um dos principais motivos para isso é o grande investimento que as transportadoras fazem na aquisição e manutenção dos seus veículos. Ao optar por agregar os caminhões, os custos reduzem de forma significativa, pois os custos envolvidos com o transporte ficam sob responsabilidade de quem faz o frete.

Proprietários de empresas que fazem esse agregamento têm a expectativa de obter lucros significativos, sendo essa uma das suas maiores vantagens. Afinal de contas, conforme a empresa promove a captação de clientes, é crescente o escalonamento feito todos os dias.

Quais as desvantagens do agregamento de caminhão?

Além das vantagens, há também algumas desvantagens de agregar o caminhão. Veja!

Dividir lucros

No que tange às empresas contratantes, uma das maiores desvantagens é dividir os lucros. Isso se deve ao fato de não ser somente preciso custear os transportes, mas remunerar o proprietário do caminhão. Logo, parte dos lucros é para essa remuneração.

Custos trabalhistas

Outro ponto que pode ser desvantajoso está relacionado aos custos trabalhistas. Se, na negociação com o motorista agregado, ficar acordado algum tipo de benefício trabalhista, isso será parte das despesas mensais da empresa.

Por esse motivo, é muito importante ter bastante clareza ao negociar esse tipo de contrato em sua empresa. Por mais que não seja uma obrigação, pode acabar por ser uma exigência do proprietário do caminhão.

Agora você sabe o que é agregamento de caminhão, além das vantagens e desvantagens para sua empresa. Então, é o momento de avaliar todas essas informações e analisar se agregar o caminhão em seu negócio é, de fato, interessante para você.

Este post foi útil? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Faça com que outras pessoas se informem também sobre o assunto!

Posts relacionados