Acidentes com caminhoneiros: confira as 5 principais causas!

4 minutos para ler

Os registros de acidentes com caminhoneiros no Brasil não param de crescer. De acordo com as pesquisas da Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias (ABCR), mais de 18% dos acidentes nas estradas envolvem caminhões — isso equivale a quase 100 ocorrências por dia. 

Neste post, mostraremos quais são as cinco maiores causas de acidentes com caminhoneiros e os meios de evitá-las. Acompanhe! 

1. Excesso de cargas

Não podemos pensar em acidentes com caminhoneiros sem lembrar de que o excesso de cargas é um dos fatores que mais contribui para a ocorrência de acidentes. 

Caminhões que trafegam com o peso acima do limite permitido trazem riscos para a vida dos motoristas, uma vez que é muito fácil perder o controle do veículo devido ao excesso de peso. Além disso, cargas pesadas comprometem a vida útil das estradas.

2. Imprudência dos motoristas

Além do excesso de cargas, outra causa de acidentes com caminhoneiros é a imprudência dos motoristas. Por exemplo, com o intuito de ganhar tempo com o transporte, alguns motoristas trafegam em alta velocidade, colocando em perigo a vida deles e de outros veículos.

Ademais, é muito comum vermos nas estradas do nosso país ultrapassagens em locais proibidos e falta de sinalização, o que pode ocasionar muitos acidentes.    

3. Descumprimento da lei do caminhoneiro

A Lei 13.103/2015, conhecida como a “lei do caminhoneiro”, garante vários direitos e benefícios para o exercício da profissão de motorista de caminhão. Porém, quando há o descumprimento desse regulamento, podem acontecer graves acidentes com caminhoneiros. 

Por exemplo, é muito desrespeitado o tempo de intervalos para repouso que a lei determina. Com isso, o motorista dirige cansado e com sono, dando brecha para que ocorram acidentes fatais. Da mesma forma, não obedecer à regra que determina a jornada máxima de trabalho é outro grande perigo.     

4. Má conservação das estradas

Uma das principais causas de acidentes envolvendo caminhoneiros é a má conservação das estradas. Em alguns locais, a quantidade de buracos deixa a passagem de veículos indisponível, principalmente para caminhões com cargas em transporte.

Isso sem levar em consideração os períodos de chuva, uma vez que a água empoçada é um grande perigo nas estradas, já que os motoristas ficam sem visão sobre o tamanho da abertura que se encontra no asfalto.  

5. Grandes distâncias percorridas em uma única viagem

Por fim, são as grandes distâncias percorridas em uma única viagem são outra causa de acidentes. Geralmente, viagens muito extensas e sem nenhuma pausa são feitas por causa do retorno financeiro. Porém, essa atitude contribui para a ocorrência de acidentes envolvendo caminhoneiros. 

Agora que você viu as causas dos acidentes, temos que ressaltar algumas medidas que devem ser tomadas para evitar essas tragédias. É importante seguir atentamente as regras de proteção do Código de Trânsito Brasileiro e da Lei do Caminhoneiro. Além disso, não deixe de realizar manutenções preventivas nos veículos de carga para ter mais segurança e tranquilidade, respeitando os seus limites. 

Portanto, neste post, vimos as cinco maiores causas de acidentes com caminhoneiros e como evitá-las para ter mais proteção. É útil que você analise a forma como os seus funcionários estão dirigindo no trânsito e veja se eles estão tomando todas as precauções necessárias para a sua proteção. 

Então, gostou do nosso texto? Sugerimos que também leia sobre a importância de ter a manutenção de veículos em dia e continue se informando! 

 

Posts relacionados

Um comentário em “Acidentes com caminhoneiros: confira as 5 principais causas!

Os comentários estão fechados.