Gestão

Como educar os motoristas da frota de caminhões? Descubra aqui!

Como educar os motoristas da frota de caminhões
Movisat
Escrito por Movisat

Com a falta de policiamento e fiscalização nas estradas, além do constante aumento da criminalidade,  os gestores logísticos têm buscado, cada vez mais, soluções para aumentar a segurança dos fretes. Dentre elas, é muito importante saber educar motoristas.

Na verdade, a segurança no transporte de cargas é uma questão essencial a todos os envolvidos nesse negócio. Afinal, isso afeta diretamente o bolso das empresas transportadoras e o emprego de muitos motoristas, operadores, gerentes e coordenadores logísticos.

Então, quer entender como é possível educar os motoristas para garantir a segurança das cargas na logística? Continue lendo este post e confira algumas dicas e sugestões de capacitação!

Cursos de direção defensiva

A direção defensiva nada mais é do que uma postura de conduzir qualquer veículo de forma consciente e responsável, garantindo a própria segurança e a das pessoas ao redor — sejam elas passageiros, pedestres ou outros motoristas.

Praticar a direção defensiva não é difícil, uma vez que o motorista sabe o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Dentre os hábitos vistos nesse curso, podemos destacar:

  • antecipe o perigo;
  • utilize todos os equipamentos de segurança;
  • obedeça às leis de trânsito;
  • respeite os limites do seu corpo.

Curso de manutenção e segurança

Os motoristas precisam ser orientados a seguir as normas da empresa e a legislação — tanto a de trânsito quanto a pertinente ao transporte de cargas. Isso não só evita multas e penalidades, mas garante a segurança de todos.

Para isso, a empresa deve estimular a condução segura, mas também educar os motoristas sobre a sua própria segurança e a do veículo. É fundamental, por exemplo, fiscalizar o cumprimento da jornada de trabalho, que não deve ser excedida. De maneira alguma negligencie essa variável.

Além disso, assim como a saúde dos motoristas, a manutenção e as boas condições dos veículos é fundamental para a segurança da frota. Justamente por isso, os motoristas precisam estar bem capacitados.

Treinamento em simuladores

Caminhoneiros em treinamento agora contam com um instrumento que, comprovadamente, tem contribuído bastante com a redução de acidentes de trânsito: o simulador.

Como já dissemos, além de ajudar a reduzir acidentes e mortes no trânsito, a direção segura e eficiente contribui ainda economicamente para a gestão, com a redução do consumo de combustível, menor custo de manutenção e menor impacto ao meio ambiente. Nesse sentido, o treinamento com simuladores só aumenta essa economia, pois permite que os motoristas aprendam tudo em um ambiente controlado.

Capacitação profissional para reduzir custos e riscos

Sem dúvida alguma, a eficiência da gestão da frota também passa pelas mãos dos motoristas. Afinal, esses profissionais são a ponta do processo logístico e lidam diretamente com os veículos.

Quanto mais experiente e capacitada for a sua equipe de motoristas, melhor será o desempenho das máquinas — e, consequentemente, menores serão os gastos da empresa. Justamente por isso, investir no treinamento dos motoristas é uma demanda comum nas empresas de transporte.

Atualmente, com o surgimento de novas tecnologias no mercado automobilístico, os caminhões estão cada vez mais sofisticados e informatizados, exigindo ainda mais conhecimento daqueles que os operam. Lembre-se disso!

Enfim, como vimos, a gestão eficiente da frota de caminhões passa por uma série de cuidados. Aos gestores de frotas e gerentes logísticos, cabe avaliar todos os aspectos aqui mencionados e garantir que eles sejam aplicados nas operações logísticas da empresa — o que envolve, é claro, educar os motoristas.

E aí, gostou do nosso post? Então, fica aqui o convide para você entrar em contato conosco e veja o que podemos fazer por você!

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This