Gestão

4 maneiras de melhorar a gestão de equipes externas

Como melhorar a gestão de equipes externas
Movisat
Escrito por Movisat

Gerenciar a tarefa e incentivar a produtividade na gestão de equipes externas é, em geral, um dever complicado. Os colaboradores necessitam se locomover para atender parceiros e clientes, e nem todas as organizações estão preparadas para ter um controle exato sobre suas atividades.

Por isso, quando é falado nesse tipo de time, logo vem à mente a equipe de representantes da empresa. São eles que estão à frente, junto ao cliente no cotidiano, retratando uma marca ou um produto. Por esse motivo, estes devem ser os profissionais, estrategicamente, treinados e capacitados para o atendimento. Continue lendo o post para entender mais sobre o tema!

Quais são os desafios para administrar a gestão de equipes externas?

É habitual encontrar impasses no cotidiano em uma gestão de equipes externas. Não é viável determinar todos, pois além das adversidades globais, toda organização acaba tendo seus problemas peculiares.

Citamos 4 referências de grande escala que são vistas em muitas instituições:

  • cronograma incoerente;
  • baixa produtividade;
  • roteirização mal planejada;
  • trabalho sem foco.

Quais são as práticas que contribuem para essa gestão?

Uma boa gestão de equipes começa com um planejamento bem definido, no qual cada colaborador conheça suas funções e seu papel dentro da organização. Cabe ao líder estabelecer metas de curto, médio e longos prazos, de modo a manter os objetivos de cada período sempre em evidência e, claro, comunicá-lo a todos os envolvidos.

E para isso listamos 4 práticas para manter uma gestão mais eficaz, e são elas:

1. Acompanhamento em tempo real

Nesse sistema, tanto os seus clientes quanto seus colaboradores terão maior segurança com relação aos serviços a serem realizados, cumprimento dos prazos de entrega, consequentemente, o aumento da qualidade do serviço prestado, o que contribui para um maior grau do customer success.

Por meio de uma plataforma de acompanhamento em tempo real das entregas e visitas realizadas, é possível melhorar o relacionamento com o cliente, aprimorar sua estratégia e também a logística de atendimentos.

2. Distâncias percorridas

Diversas vezes a logística torna-se mal programada. O ideal é que os gestores apliquem métodos que possam possibilitar uma melhor performance tanto no trânsito quanto na otimização geográfica.

É primordial a avaliação do gestor nas atuações da sua equipe e identificar otimizações conforme dados realizados. Para isso recomenda-se a utilização de sistemas de gestão, especializados em oferecer imediatamente dados precisos para tomadas de decisões assertivas.

3. Relatórios gerenciais

A performance de uma empresa deve ser estudada a partir de um composto de referências que permitam saber sua efetividade num dado momento. Além do mais, deve mostrar subsídios para que se possa projetar o futuro da empresa, fazer reparos de rumo e apresentar novos modos de atuação. Nada melhor do que uma plataforma estratégica para possibilitar o envio dessas informações via relatórios.

4. Controle de jornada

Esse tipo de monitoramento é indispensável para ter uma boa administração dentro das organizações e entregar um serviço de excelência ou o produto dentro do prazo. Ele pode ser otimizado com uso de tecnologias existentes. Para isso citamos aqui algumas vantagens dessa estratégia:

  • comunicação instantânea entre colaborador e empresa através do aplicativo;
  • status e geolocalização de sua equipe em tempo real;
  • registro de atendimento ou serviço instantâneo;
  • redução de custos (combustível, horas extras, tempo de atendimento, etc.);
  • controle de jornada de trabalho (entrada e saída do colaborador).

Em resumo, para ter uma gestão de equipes externas produtiva é importante investir em tecnologias para administrar e ter conhecimento da sua operação e oferecer estrutura confiável para seus colaboradores e clientes.

Participe, compartilhe conosco suas considerações, sugestões e experiências.

Sobre o autor

Movisat

Movisat

Somos uma empresa de Rastreamento Veicular, especializada em Gestão de Frotas e Equipes. Nosso sistema auxilia na automatização de rotinas e processos, otimizando tomadas de decisões dos gestores através de dados precisos sem erro humano.

Deixar comentário.

Share This