5 principais cuidados necessários com o transporte de carga viva

3 minutos para ler

Diariamente, são transportados vários tipos de cargas, como equipamentos e materiais. Todavia, há aquelas mercadorias que demandam cuidados especiais ao longo do trajeto, como é o caso das cargas vivas. Estas referem-se aos animais transportados para várias finalidades, como abate e venda. Os mais comuns são os cavalos, bois, porcos e vacas.

Para assegurar que haja mais segurança e saúde, além de integração dos animais no transporte, foram criadas normas para a atividade pela própria legislação brasileira. É necessário que elas sejam cumpridas, a fim de evitar o pagamento de multa ou outras sansões.

O fato é que é muito importante adotar cuidados especiais no transporte de carga viva. Inclusive, há a necessidade de alinhá-los conforme a legislação vigente.

Mas você sabe quais são os cuidados necessários com o transporte de carga viva? Continue a leitura deste post e confira os principais!

1. Garanta o espaço adequado

O primeiro cuidado necessário para realizar o transporte de carga viva é verificar se o caminhão utilizado é adequado para o abrigo de animais com segurança e conforto no decorrer do trajeto. O objetivo é evitar que eles sofram estresse ocasionado pelo deslocamento.

Para isso, é necessário que haja espaço suficiente para que eles possam permanecer de pé, em sua posição natural, além de se alimentar e deitar quando quiserem dormir. 

2. Tenha um número para emergências

Outro cuidado importante é que todos os veículos tenham um contato para emergências. É preciso que esse número telefônico esteja visível na parte traseira do caminhão, para que, se acontecer algum acidente, os outros motoristas ou pedestres possam entrar em contato para pedir socorro.

3. Conte com travas de segurança

No transporte de carga viva, é muito importante realizar o embarque e desembarque das cargas vivas com segurança. Para isso, é essencial que haja um sistema de travamento na carroceria, evitando acidentes com os animais.

4. Invista em um piso adequado

É de suma importância que o piso da carroceria seja fabricado a partir de um material antiderrapante. Assim, os animais não sofrerão quedas ao longo do trajeto, além de sentirem um menor impacto nas curvas do trajeto.

Por mais que não seja uma regra, é essencial estar atento quando o assunto é a serragem utilizada sobre o piso. Se ela for muito fina, há o risco de cegar os animais ou ocasionar cortes na pele. Por isso, escolha as opções mais grossas, com o intuito de assegurar o conforto.

5. Tenha um sistema de ventilação

Se o meio de transporte for um caminhão baú, é importante que ele conte com um sistema de ventilação e faça o controle de temperatura dentro da carroceria. Desse modo, os animais conseguirão respirar sem nenhuma dificuldade e não sentirão muito calor. 

A ventilação é um elemento primordial também em carrocerias com estrutura aberta. Por essa razão, é imprescindível que haja aberturas adequadas para a circulação do ar.

Com estas dicas, fica muito mais fácil realizar o transporte de carga viva com segurança. Contudo, é essencial ressaltar a importância de contar com um sistema de rastreamento veicular para ajudar nessa missão. Com ele, é possível ter mais segurança e tranquilidade nesse tipo de transporte.

Agora que você sabe como um sistema de rastreamento veicular pode ajudar, não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça as vantagens do nosso sistema!

Posts relacionados