Aprenda como fazer o transporte de carga frágil aqui!

4 minutos para ler

Entregar mercadorias dentro do prazo acordado entre a empresa e o cliente é importante, mas não é o único cuidado necessário quando falamos de transporte de carga frágil. Esses produtos exigem diferentes atitudes por parte dos gestores, uma vez que o próprio posicionamento das caixas dentro dos veículos deve ser feito de forma bastante responsável.

Preparamos este post para que você conheça os principais cuidados para realizar as entregas de mercadorias frágeis de modo ágil, mas sem comprometer a estrutura dos materiais. A tecnologia é, também, uma aliada valiosa. Acompanhe conosco!

Proteção individual dos itens

A proteção individual é uma das medidas fundamentais na condução de cargas frágeis. Assim, é importante visualizar cada item individualmente, em vez de simplesmente empilhá-los de forma conjunta.

Isso é especialmente importante no caso de peças pequenas, já que muitas delas podem estar reunidas em uma única caixa maior. O mero ato de julgar que as caixas maiores devem ir por baixo não leva em consideração a fragilidade das peças ali agrupadas.

Não se esqueça de utilizar plástico bolha, assim como peças de isopor para transportar os produtos menores. No caso de cargas grandes, como máquinas e equipamentos em geral, o mais indicado é aplicar papelão e cobertores apropriados para blindá-las em relação a pequenos choques no trânsito.

Sinalização de carga frágil

A identificação adequada das suas caixas é outro ponto que não pode ser negligenciado, principalmente em relação a materiais frágeis. É preciso levar em consideração a própria descarga dos produtos no endereço de destino.

Caso elas sejam devidamente sinalizadas, os responsáveis pelas retiradas, em vendas por atacado, saberão que esses itens devem ser conduzidos com extremo cuidado. Além disso, em caso de entregas no varejo para o cliente final, as informações contidas ali ajudarão o consumidor a identificar os materiais mais sensíveis.

Para otimizar o espaço disponível na carroceria de um automóvel, muitas empresas costumam empilhar as caixas e acomodá-las junto a outras, de maneira indiscriminada. Isso faz com que elas estejam sujeitas a danos causados por freadas bruscas, por exemplo. Com a sinalização correta, algo assim não acontece.

Utilização de caixas firmes

Além de priorizar os materiais de acordo com o tamanho e o nível de fragilidade dos produtos, é uma boa ideia utilizar caixas que contem com recipientes confeccionados com um plástico mais rígido. Opções de madeira também são interessantes para manter a integridade das mercadorias.

Isso porque elas são econômicas e sustentáveis, já que são facilmente reutilizáveis. Ainda, a madeira também garante melhor estrutura para a movimentação dos produtos e um nível maior de resistência em relação aos impactos, principalmente no transporte simultâneo de muitas cargas.

Investimento em tecnologia

Buscar soluções digitais que facilitem o acompanhamento do trajeto em tempo real é importante para checar o itinerário escolhido pelo condutor e oferecer dicas de vias em melhores condições. Esse tipo de atitude impacta positivamente o transporte de carga frágil.

Em dias nos quais a meteorologia prevê fortes chuvas, por exemplo, é possível entrar em contato direto com o motorista para sugerir mudanças na rota, priorizando estradas menos sujeitas ao alagamento. Caso o condutor quebre uma das regras estabelecidas em comum acordo, o gestor recebe uma sinalização por meio do programa.

Mas o primordial é monitorar como o condutor está transportando a carga, analisando velocidade, temperatura, sensores de presença, entre outros.

Obter um rastreador de veículos em tempo real é, portanto, a melhor forma de garantir que o transporte de carga frágil ocorra de forma tranquila, mantendo a integridade dos produtos. Isso gera uma melhoria de reputação no mercado e um relacionamento mais confiável com os clientes.

E aí, curtiu o post e quer dar a sua opinião? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco o seu ponto de vista sobre o assunto!

Posts relacionados