TMS: quais as funcionalidades do sistema e por que usar?

4 minutos para ler

Encontrar métodos que facilitem e otimizem o controle do setor logístico é uma preocupação constante de coordenadores e gestores da área, concorda? Afinal, para que a logística seja eficiente, é necessário ter uma visão sistêmica de todas as frentes do setor, identificando onde é possível reduzir custos, o que precisa ser aprimorado e renovado.

Foi justamente para solucionar esse problema que surgiu o TMS, uma ferramenta automatizada que integra todas áreas dentro da logística, como custos operacionais, treinamentos de pessoal, manutenção de estoque, entre outros. Com ele, é possível ter um mapeamento geral de todas as frentes. 

Neste post, vamos explicar melhor como esse sistema funciona, além de mostrar todos os benefícios que ele oferece para o seu negócio. Continue conosco e confira!

Afinal, o que é TMS?

O Transportation Management System, TMS, que em tradução literal quer dizer sistema de gerenciamento de transporte, é um software utilizado pelo setor logístico para facilitar o planejamento e otimizar a movimentação de mercadorias. Ele também pode ser conhecido como software de gerenciamento de transporte ou solução de gerenciamento de transporte.

Com uso de tecnologias, ele integra automaticamente informações de diferentes frentes, oferecendo uma visão completa da operação para o coordenador da área. Esse sistema integra, por exemplo, cadastros de taxas e tarifas, controle das cargas, relatórios de entregas, faturamento, controle financeiro, coletas e embarques de mercadorias.

Quais são suas funcionalidades?

Por se tratar de um sistema que abrange diversas áreas da operação, é possível configurar o TMS com funcionalidades específicas para garantir a otimização do setor. Aqui, selecionamos 7 principais funcionalidades, são elas:

  1. planejamento: crie e monitore o orçamento das frotas, organize a roteirização, tenha melhor controle das variáveis e, se houver necessidade, faça o redimensionamento da carga;
  2. operação: tenha total controle das entregas, sobre o transporte de cargas e coletas;
  3. custos: tenha visão completa sobre os gastos de cada operação, do momento em que a carga é estabelecida até o momento em que chega ao cliente;
  4. rastreamento: faça o rastreamento total das entregas, com possibilidade de comparar a rota feita com aquela que foi planejada;
  5. faturamento: organize as ordens de serviço, registros de carga, notas fiscais e faturas de cobrança no mesmo lugar;
  6. controle do estoque: mantenha o estoque organizado com o controle de produtos, de compras e outras movimentações; 
  7. análise de rentabilidade: entenda qual é o rendimento de cada cliente para o seu negócio.

Além disso, o TMS pode fazer parte de um sistema maior, como um de cadeia de suprimentos, levando todos esses dados para uma análise ainda mais ampla de todo o setor.

Quais são os principais benefícios?

Da mesma forma que tem diversas funcionalidades, esse sistema oferece uma série de benefícios para operações logísticas. Deixando de lado a otimização de todo o processo, que já citamos ao longo do texto, a primeira que vamos destacar é a redução de despesas com frete. Afinal, por meio de dados recolhidos, o sistema fornece sugestões para essa redução.

O segundo é de poder acompanhar as entregas em tempo real e melhorar o atendimento ao cliente. Em terceiro lugar, vale a pena ressaltar as melhorias na eficiência e produtividade do almoxarifado. Por fim, o quarto benefício é a possibilidade de aumentar a eficiência de toda a cadeia de suprimentos.

Ter em mãos ferramentas que otimizem o setor logístico é fundamental para manter e ampliar sua eficiência, concorda? Por isso, o TMS é uma solução que não deve ser deixada de lado, pois ela é repleta de funcionalidades capazes de facilitar — e muito! — o dia a dia do setor.

Que tal ficar por dentro de todas as novidades e manter o setor logístico do seu negócio atualizado? Então, siga nossa página no Facebook agora mesmo!

Posts relacionados