5 tipos de carretas para transporte e suas principais características

4 minutos para ler

Um dos primeiros passos para planejar a entrega de uma grande mercadoria é a escolha do veículo para o transporte, concorda? Afinal, a decisão errada pode colocar a carga em risco e causar gastos desnecessários para a empresa. Para isso, contudo, é fundamental entender quais são os tipos de carretas para transporte e para que servem.

E, claro, é importante ter sempre em mente que caminhão e carreta não são a mesma coisa. Enquanto o caminhão é formado por motor, cabine e carroceria, juntos, a carreta é formada por duas partes individuais que se conectam: o cavalo e a carroceria.  

Neste post, separamos os 5 principais tipos de carreta e suas características para que você não tenha dúvida na hora de escolher o melhor transporte para sua empresa. Confira!

1. Carreta 2 eixos

Esse tipo de carreta é formado pelo cavalo mecânico, a parte com a cabine e motor, de dois eixos, e por uma carroceria semirreboque, também com dois eixos. Ela deve ter, no máximo, 18m de comprimento e tem capacidade de carga de 33 toneladas. O veículo é usado para transportar cargas secas e produtos de distribuição.

2. Carreta 3 eixos

Muito semelhante à anterior, ela é formada pelo cavalo mecânico com dois eixos de tração e um semirreboque de três eixos. Ela também tem comprimento máximo de 18 m, mas carrega uma carga de até 41,5 toneladas. Isso acontece porque a carroceria desse modelo recebe uma força extra do motor, que melhora o desempenho final do veículo.

Além disso, dependendo do formato da carroceria, pode ter diferentes finalidades. Atuando, por exemplo, como uma carreta sider, com estrutura para carregar peças grandes, ou como uma graneleira, para carregar grãos como soja e milho. 

3. Cavalo Trucado

Fisicamente parecido com os tipos de carretas para transporte anteriores, ela é formada por um cavalo mecânico e um semirreboque, ambos com três eixos, e pode ter até 18m de comprimento. Essa estrutura, mais forte, faz com que seja possível transportar cargas de até 45 toneladas. 

4. Bitrem

Fugindo do padrão das anteriores, as carretas bitrem contam com dois semirreboques, ligados entre si por um engate de quinta-roda. Esses veículos também são chamados de treminhão e têm o cavalo trucado, ou seja, com três eixos. 

A parte da carroceria pode ter 7 ou 9 eixos, sendo que o primeiro deve levar carga máxima de 57 toneladas e o segundo, de 74. Essa carreta deve ter, no máximo, 30m de comprimento e é indicada para transportar produtos a granel e outras cargas pesadas, como cana de açúcar .

5. Rodotrem

Essa carreta é formada por um cavalo trucado de três eixos e dois semirreboques. Mas, diferentemente do bitrem, os semirreboques são interligados por Dolly, uma espécie de veículo intermediário que permite maior articulação à carreta. Vale destacar que, para circular nas rodovias, ela precisa da Autorização Especial de Trânsito.

O comprimento não deve ser menor do que 25m e maior do que 30m. Sua carga pode ter peso máximo de 74 toneladas. Essas carretas são grandemente utilizadas no transporte florestal e canavieiro. 

É impossível negar que ter conhecimento sobre os tipos de carretas para transporte é fundamental para o gestor de frotas de uma empresa. Afinal, além de isso influenciar todo o planejamento logístico, desde o armazenamento até a roteirização da carga, a escolha certa só traz benefícios.

Gostou do conteúdo? Então, deixe um comentário! Queremos ouvir o que tem a dizer sobre o assunto! 

Posts relacionados