Como funciona o sistema de direção hidráulica de caminhão? Descubra aqui!

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A direção hidráulica de caminhão facilita as manobras e torna a condução mais leve. Essa facilidade é importante, pois o veículo é mais pesado do que os outros e essa alternativa torna seu trabalho ágil e prático.

Por isso, a também chamada direção assistida deixou de ser um luxo e passou a ser um acessório quase que obrigatório. É bem provável que você tenha no seu caminhão, mas sabe como o sistema funciona? É o que vamos explicar neste artigo. Confira!

O que é o sistema de direção hidráulica do caminhão?

A direção hidráulica é um sistema que usa a mecânica dos fluidos para facilitar as manobras e a trajetória do veículo. Na prática, o que acontece é que o volante se torna leve e você consegue gerenciar o caminhão de modo mais fácil. Para você ter uma ideia, a redução do esforço para fazer uma curva fechada, por exemplo, pode chegar a 80%.

Como esse sistema funciona?

Para a direção hidráulica do caminhão funcionar, o sistema precisa contar com todos os componentes. Os principais são:

  • Bomba hidráulica: gera a pressão do óleo que movimenta o pistão hidráulico da caixa de direção;
  • Válvula rotativa: direciona o óleo para que ele vá para o lado correto do pistão de acordo com o giro do volante;
  • Pistão hidráulico: recebe a pressão do óleo e movimenta a cremalheira para exigir pouco esforço do condutor.

Vamos explicar melhor: quando você gira o volante do caminhão a coluna de direção é virada para o mesmo lado. A válvula rotativa é movimentada, assim como o pinhão que direciona para qual lado as rodas irão virar.

A partir desse trabalho o óleo é direcionado para pressionar o pistão no lugar correto. Com isso ele se movimenta, trabalha o semieixo e a roda segue o seu comando. Ou seja, o caminhão vai para a direção esperada.

Quando fazer o reparo da caixa hidráulica?

A facilidade da direção hidráulica do caminhão é um ponto positivo, mas é preciso fazer manutenção preventiva, porque são necessários reparos. Com o tempo o sistema começa a perder força e requer o conserto de alguma peça ou o aperto de um parafuso, por exemplo.

Para saber a hora certa, é importante atentar aos sinais dados pelo veículo de que algo está errado. Veja a seguir quais são os principais!

Folgas na direção

O problema é bastante comum e acontece quando o condutor gira o volante, mas o comando não é transmitido para as rodas. Isso acontece devido ao desgaste de componentes, como a cremalheira e o pinhão.

Caso esteja em dúvidas sobre possíveis folgas na direção, o ideal é levar em um mecânico de confiança para conferir o esterçamento nas rodas. Um teste simples também ajuda. Com o motor ligado e o caminhão parado, centralize o volante e depois gire um pouco para a direita e outro para a esquerda. Não pode ter uma diferença de mais de 5 graus.

Vários itens podem gerar folgas na direção. Entre eles estão: caixa, terminal de direção, fixação entre coluna e caixa, e buchas da bandeja ou braço oscilante.

Ruídos durante manobras

A coluna de direção com folga ou o travamento nas cruzetas ou no acoplamento gera ruídos. Eles surgem por conta do desgaste do sistema, ou seja, da barra, da caixa e dos terminais de direção. Geralmente, isso acontece devido ao uso.

Problemas na barra lateral e na de ligação

O desgaste nas barras leva a empenamento, desalinhamento, folga, inversão de posição de montagem e coifa rasgada. Isso prejudica o desempenho do caminhão e até coloca em risco a vida do condutor.

Direção muito dura

As falhas na caixa de direção deixam o volante duro, dificultando a execução das manobras. Entre os problemas que geram esse resultado, estão:

  • Nível de óleo baixo;
  • Vazamentos;
  • Coluna de direção desalinhada;
  • Problemas na bomba hidráulica.

Vazamentos

Os vazamentos na caixa de direção sinalizam perda no fluido hidráulico e/ou o desgaste nos componentes internos. Com isso, são ocasionados problemas durante o funcionamento do veículo.

Todas essas situações podem ser melhoradas com as revisões periódicas. Elas garantem a manutenção em dia e evitam problemas na condução, porque preservam a direção hidráulica do caminhão.

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