Saiba como a produção de relatórios gerenciais pode beneficiar a sua empresa

4 minutos para ler

Manter o controle das informações geradas pela empresa é essencial para a tomada de decisões estratégicas. Uma ferramenta capaz de fornecer de maneira eficiente esses dados ao gestor é o relatório de acompanhamento, que pode ser usado em diversas áreas da organização.

A produção de um relatório eficiente requer a busca por informações que, além de serem relevantes ao negócio, retratem a realidade dos dados naquele momento. Além disso, é preciso definir o indicador de desempenho ideal em cada documento.

A seguir, mostraremos os principais benefícios dessa ferramenta e por que ela é indispensável em qualquer empresa. Acompanhe!

Conheça os benefícios dos relatórios gerenciais

Os relatórios são ferramentas essenciais para o controle de metas e planejamentos determinados em diversos setores da empresa. Além disso, suas informações proporcionam inúmeros benefícios, pois ajudam a garantir o alinhamento entre os objetivos do negócio e a execução de tarefas.

Auxiliar nas decisões estratégicas

As informações dos relatórios ajudam o gestor na tomada de decisões estratégicas. Um exemplo é o controle de manutenções de veículos, que fornece dados como a quilometragem em que o veículo precisa fazer a revisão. Assim, além do controle sobre as manutenções, também é possível planejar o momento de renovar os veículos da frota.

Melhorar a produtividade

Ao monitorar diversos indicadores nos relatórios, o gestor pode tomar decisões que ajudam a melhorar a produtividade da empresa. Por exemplo, o controle de rotas, ao analisar dados como tempo e distâncias percorridas.

Reduzir custos

Um dos principais objetivos de toda empresa é a redução de custos, e os relatórios gerenciais são um grande aliado nesse propósito. Um exemplo é o controle de abastecimento de veículos. Assim, ao controlar os litros consumidos e a quilometragem rodada dos veículos, é possível tomar medidas que possam reduzir custos.

Veja a importância dessa ferramenta para a empresa

Os relatórios gerencias podem ser utilizados em diversos tipos de controles, entre eles:

  • financeiros;
  • produtividade;
  • qualidade;
  • status ou acompanhamento de processos;
  • mensurar atividades sustentáveis desenvolvidas pela empresa.

Com base nos dados dos relatórios gerenciais, a empresa pode analisar diversas informações, simular perspectivas, tomar decisões planejadas e, também, identificar e corrigir problemas.

Saiba como fazer um relatório de acompanhamento eficiente

O primeiro passo na elaboração de um relatório gerencial é a definição do seu objetivo, ou seja, o que se pretende com ele e quais as informações que estarão nesse documento.

A seguir, é preciso definir os indicadores de desempenho. Para isso, deve-se avaliar o tipo da informação que será metrificada, como:

  • autonomia dos veículos;
  • custos com manutenções;
  • despesas;
  • tempo em cada serviço.  

Uma vez definidos os objetivos, indicadores e demais dados que farão parte do relatório, também é preciso garantir que as informações inseridas sejam sempre atualizadas. Isso porque é necessário que o resultado apresentado seja um retrato fiel da situação atual a ser analisada.

Por exemplo, um relatório sobre o consumo de combustível pode ter como indicador de desempenho a quantidade de combustível consumida por quilômetro percorrido. Entretanto, outras informações relevantes precisam estar presentes no documento, como data e hora do abastecimento, nome do motorista, quilometragem inicial e final, custo e tipo do combustível etc.

Enfim, o relatório de acompanhamento é uma ferramenta indispensável ao controle e gerenciamento de diversas atividades e processos em uma organização. Por isso, a sua utilização proporciona à empresa maior segurança para tomada de decisões, que precisam ter como base informações precisas e atuais.

Gostou do nosso artigo sobre relatórios gerenciais? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações!

Posts relacionados