Entenda o que é mobilidade sustentável e como ela pode influenciar sua frota!

4 minutos para ler

Já ouviu falar em mobilidade sustentável? Assim como a sustentabilidade, esse conceito está cada vez mais presente em nossa realidade, com a criação de automóveis elétricos e a construção de ciclovias, além da veiculação de campanhas para diminuir a quantidade de veículos nas ruas.

O conceito tem como objetivo diminuir os impactos dos automóveis sobre o meio ambiente e a sociedade como um todo. E, em se tratando de uma frota de veículos, as ações sustentáveis são ainda mais importantes. 

Neste post, vamos nos aprofundar nos motivos que fazem este conceito ser tão importante e como você pode implementá-lo. Confira!

Por que investir em uma frota sustentável?

Dentro do conceito de mobilidade, a criação de uma frota sustentável está relacionada às ações que promovem a preservação ambiental, que sejam social e economicamente responsáveis. Ou seja, investir nelas é otimizar e atualizar os processos de forma constante. 

Vale destacar que isso vai além dos cuidados mecânicos com os veículos. É preciso que toda a cadeia de gestão repense os procedimentos de forma que sejam cada vez mais sustentáveis. Por exemplo, cuidando para que a roteirização evite locais com trânsito intenso e o uso de carros que gastam mais combustível por quilômetro rodado.

Com toda a gestão de frota comprometida com a ideia de mobilidade sustentável, será possível diminuir gastos, melhorar a qualidade de vida dos motoristas e, consequentemente, potencializar os resultados. 

Quais são os benefícios e desafios?

Além do que já citamos — como a diminuição de custos com combustível, e a melhoria de resultados e qualidade de vida para os motoristas, — desenvolver uma frota comprometida com a mobilidade sustentável traz outros benefícios. São eles:

  • aumento da produtividade de toda a equipe;
  • aumento da vida útil dos automóveis;
  • redução de custos com manutenção e pneus;
  • redução da emissão de gases poluentes;
  • diminuição dos impactos ambientais, tanto relacionados com os veículos, quanto com as sedes das empresas.

É impossível negar a importância de pensar na gestão de veículos de forma sustentável. E, apesar dos diversos benefícios, é muito importante se atentar aos desafios que acompanham a implementação dessas ações. Entre eles, vale a pena destacar:

  • alterações na infraestrutura da empresa;
  • conhecimentos aprofundados em legislação ambiental;
  • investimentos em treinamentos internos;
  • mudanças na cultura corporativa da organização.

Como promover a mobilidade sustentável na frota?

O primeiro passo para promover a mobilidade sustentável é criar um plano de ação para curto, médio e longo prazo, definindo metas concretas para que se possa avaliar, com dados, os impactos da sustentabilidade. Junto a isso, é importante implementar um sistema de logística reversa, para evitar o desperdício de recursos.

O segundo passo é oferecer treinamentos para as equipes que fazem parte da gestão e para os motoristas. Não se esqueça de realizar manutenções preditivas nos veículos, a fim de manter a alta performance, e diminuir o risco de acidentes por falhas mecânicas e o desperdício de combustível. 

A mobilidade sustentável busca melhorar a relação entre automóveis, meio ambiente e sociedade, para que haja equilíbrio. Por isso, criar ações que fomentem esse conceito é fundamental para a sobrevivência de empresas logísticas — sem contar os benefícios que elas proporcionam. 

Gostou do conteúdo? Então, aproveite que chegou até aqui e descubra o que é logística reversa e como implantá-la na sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário