Metodologia 5s: o que é e como pode ajudar na gestão de frota?

4 minutos para ler

A metodologia 5s é um instrumento que auxilia o gestor de frotas a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. 

Nas empresas, essa metodologia propicia a melhoria contínua no desígnio dos produtos, além de melhorar a produtividade e o clima organizacional e, consequentemente, aumentar os níveis de motivação dos colaboradores.

O nome 5s se deve ao fato da metodologia ser fragmentada em cinco etapas representadas pelas palavras japonesas seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada uma delas procura estimular a percepção e reconhecimento de um tipo específico de responsabilidade que se deve cultivar no ambiente de trabalho.

Continue lendo este post para entender melhor como usar essa estratégia para tornar sua empresa ainda maior no mercado. Confira!

Como funciona a metodologia 5s?

O método 5s pode ser implementado em todos os tipos de organizações e sua implantação promove elevação nos índices de produtividade, motivação, eficiência e segurança.

Isso acontece porque a metodologia 5s funciona de forma a desenvolver os seguintes aspectos:

Seiri: Senso de utilização

É feita uma categorização dos materiais ou objetos de trabalho para definir o que é “útil” e o que é “inútil”. Os materiais úteis serão então reorganizados de forma mais inteligente e os inúteis descartados para reduzir a necessidade de estoque e espaço.

Seiton: Senso de organização

O seiton é uma continuação do primeiro passo e a ideia aqui é a de simplificação. O objetivo é definir locais específicos e adequados para cada material, visando conferir agilidade aos processos do dia a dia e gerar economia de tempo.

Seiso: Senso de limpeza

Parte da investigação das principais fontes de sujeira (física e visual) para garantir a  limpeza primorosa do local de trabalho. Qualquer componente que possa provocar algum desconforto deve ser limpo e/ou eliminado.

Seiketsu: Senso de saúde e padronização

Representa a manutenção dos três princípios iniciais. Com um ambiente limpo, a probabilidade dos funcionários tornarem-se mais cuidadosos com a conservação do ambiente empresarial e a manutenção da própria saúde é maior. Nesse passo também são mantidos e melhorados os processos de segurança.

Shitsuke: Senso de disciplina

Em execução, esse princípio significa que o sistema está em andamento pleno. A disciplina, que pode ser apontada como chave do 5s, existe quando cada colaborador executa sua função para o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho, da saúde pessoal e do desempenho geral, de maneira disciplinada e sem a necessidade de cobranças.

Como ela pode ajudar as empresas a crescerem?

É notável como a adoção da metodologia 5s afeta as empresas gerando maiores índices de produtividade. Isso porque em um ambiente limpo e organizado, onde materiais e máquinas inutilizadas foram descartadas, a produção ocorre de maneira fluida, com menor ocorrência de erros e menos desperdício de matéria-prima e mão de obra.

Por quais motivos usá-la na gestão de frota?

Os resultados da metodologia podem trazer resultados não apenas para a empresa, mas também para setores específicos como a gestão de frota, por exemplo. Acompanhe!

  • seiri: ​serve para eliminar máquinas que não funcionam mais, assim como processos pouco produtivos e itens em excesso do estoque;
  • seiton: é proveitoso para analisar os melhores locais para descarte, estoque e realocação de materiais; 
  • seiso: consiste em deixar o ambiente logístico sempre limpo, evitando acidentes, retrabalhos e problemas em geral;
  • seiketsu: garante a manutenção adequada dos equipamentos ao ser feita de maneira planejada, contínua e padronizada;
  • shitsuke: consiste na autodisciplina, em que colaboradores desempenham suas funções de maneira adequada, motoristas dirigem com responsabilidades e todos colaboram para manter a filosofia em prática.

Qual a importância de boas práticas para melhorar os resultados?

Boas práticas geram mais organização, limpeza, produtividade e resultados financeiros para o negócio, inclusive na gestão de frota. Conhecendo os princípios envolvidos na metodologia é mais fácil colocar esses bons hábitos em prática e aproveitar seus resultados.

Em resumo, a metodologia 5s tem ajudado os gestores na organização das empresas partindo de conceitos muita vezes ignorados, mas que, quando bem aplicados, trazem resultados fascinantes em vários aspectos.

Gostou do post? Então aproveite para saber como a logística 4.0 pode impactar a sua empresa!

Posts relacionados